Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conselho da Federação se reúne em São Paulo

22/10/2018

Notícias

Na foto: Madre Maria Auxiliadora, Madre Maria José, Frei Raimundo Castro, Madre Agnes Maria e Madre Maria Madalena.

Érika Augusto

São Paulo (SP) – De 22 a 26 de outubro, o Conselho da Federação Sagrada Família do Brasil se reúne na Sede da Província Franciscana da Imaculada Conceição, em São Paulo. Participam da reunião Madre Maria José da Rosa Mística, presidente da Federação e abadessa do Mosteiro Santa, do Mosteiro de Anápólis (GO); Madre Agnes Maria da Sagrada Família, primeira conselheira e secretária, abadessa do Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina (ES); Madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno, segunda conselheira, abadessa do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, em Mossoró (RN) e Madre Maria Madalena da Mãe Dolorosa, terceira conselheira, abadessa do Mosteiro Nazaré, em Lages (SC), além do Assistente Nacional da Federação, Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro.

A Federação Sagrada Família foi fundada em 1989, por Frei Bernardo Hoelscher. Segundo a Constituição Apostólica Vultum dei Quaerere sobre a vida contemplativa feminina (2016), “o objetivo principal das federações é promover a vida contemplativa nos mosteiros que fazem parte delas, segundo as exigências do seu próprio carisma, e assegurar ajuda na formação permanente e inicial, bem como nas necessidades concretas através do intercâmbio de monjas e da partilha dos bens materiais; em função destes objetivos, deverão elas ser favorecidas e multiplicadas”.

Fazem parte da Federação Sagrada Família 20 mosteiros, distribuídos em 3 regionais: Nossa Senhora de Nazaré, Menino Jesus e São José.

Neste encontro, o Conselho se dedicará ao estudo do Documento Cor Orans – Instrução Aplicativa da Constituição Apostólica Vultum Dei Quaerere sobre a vida contemplativa feminina. Neste primeiro dia, o Conselho contou com a assessoria de Padre Everton Fernandes Moraes, Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo. O objetivo do encontro é a revisão dos institutos da Federação Sagrada Família, levando em consideração a Instrução Aplicativa Cor Orans.