Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Consagração dos homens a São José

02/05/2022

Notícias

No domingo, 1º de maio, dia de São José Operário, Frei Ademir Sanquetti presidiu a celebração de consagração dos homens ao Santo Carpinteiro no Seminário Santo Antônio de Agudos. Também estiveram presentes neste momento de profunda espiritualidade, o Pe. Bruno A. de Oliveira e o diácono Marcos Arantes.

Mais de 100 homens encheram os bancos da Igreja do Seminário, homens que participaram do 5° Encontro de Homens Católicos acontecido no início do mês de abril e que regressaram, no início deste mês de maio, para se entregarem a São José, homem justo e virtuoso.

Em sua homilia, Frei Ademir recordou a importância dos homens nutrirem uma espiritualidade a exemplo de São José. Disse também que o santo, patrono da Igreja, faz parte da devoção pessoal do Papa Francisco e que este já o ressaltou algumas vezes em suas homilias e ângelus.

Na fórmula de sua consagração, os homens entregaram ao patrocínio de São José a sua vida espiritual, para que, auxiliados pelo santo, possam alcançar as maravilhas prometidas por Deus por toda a eternidade.

Em sua Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco lembra a todos os fiéis a importância de uma vida próxima aos santos e, de maneira especial, São José:  “Os Santos ajudam todos os fiéis ‘a tender à santidade e perfeição do próprio estado’. A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho. À semelhança de Jesus que disse: ‘Aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração’ (Mt 11, 29), também os Santos são exemplos de vida que havemos de imitar. A isto nos exorta explicitamente São Paulo: ‘Rogo-vos, pois, que sejais meus imitadores’ (1 Cor 4, 16). O mesmo nos diz São José através do seu silêncio eloquente.”

Que o Altíssimo, por intercessão do Patrono da Igreja, nos auxilie em nossa caminhada diária, a fim de que sejamos co-participantes da obra da criação através do nosso trabalho e empenho de ver o Reino acontecer.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM