Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conferências da Ordem começam a expor relatórios

18/05/2015

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Assis (Itália) – Grande parte desta segunda-feira, 18 de maio, foi dedicada à exposição, esclarecimentos e discussões em torno, mais uma vez, da situação econômica e financeira do Economato Geral da Ordem dos Frades Menores, em Capítulo Geral em Santa Maria dos Anjos, Assis (Itália). Algumas perspectivas de solução para os problemas que se apresentam já foram aventadas, mas não se decidiu nada ainda.

No período da tarde, teve início a apresentação dos relatórios das Conferências da Ordem, que são em número de 14. Na primeira sessão, no entanto, apenas 5 delas expuseram a respeito do que foi possível realizar no último sexênio, o que consideram como sendo pontos positivos, o que se mostra como fragilidade ou desafio, ou ainda como potencialidade. Juntamente com a brasileira, apresentaram seu relatório as conferências: africana, bolivariana, italiana e transalpina.

fidencio Frei Fidêncio Vanboemmel  destacou os serviços do SERFE (para a formação e os estudos), do SIFEM (para a evangelização e a missão), e o SAV (serviço de animação vocacional). Explicou que a CFMB trabalha de forma integrada em vários projetos, entre eles: experiência “Reviver o dom da vocação”; experiência “Under ten” em áreas de missão ou de situações de problemas humanos “limítrofes”; formação de formadores e guardiães; experiência e presença missionária em Roraima; encontros de irmãos leigos, de dois em dois anos; entreajuda em etapas da formação inicial; master em Evangelização em nível da UCLAF (União das Conferências Latino-americanas).

asiaO clima de recolhimento envolveu o final do dia dos capitulares, com uma leitura orante da Palavra de Deus, dirigida por frades de origem asiática, tendo por base a perícope de Mt 5,14-16: “Vós sois a luz do mundo; (…) resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Após repetição de um mantra, qualificações desta luz: não é uma ofuscante que cega a outros; não é uma luz que queima, que causa dor a outros; não é uma luz insuportável, que espanta a outros. É, no entanto, uma luz quente, de fraternidade e minoridade, que mostra que todos somos irmãos e irmãs uns dos outros; é uma luz terna de amor e respeito, que mostra o quanto as pessoas e as criaturas pertencem à família de Deus; é uma luz que cura, é a luz da compreensão e da compaixão, que faz as pessoas se unirem. É a luz que brilha através da qualidade da vida fraterna; é a luz que faz com que Cristo torne-se presente e visível em todas as pessoas e em todos os lugares; é a luz que se origina no Cristo Luz, que ilumina nossas fraternidades e o mundo todo com alegria, esperança e paz.