Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Concórdia: Paróquia Nossa Senhora do Rosário está celebrando 90 anos

05/12/2022

Notícias

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário iniciou os festejos pelo Jubileu de 90 anos de sua fundação no dia da Padroeira, no último dia 7 de outubro, e vai encerrar esse tempo celebrativo na Festa de Santo Antônio do próximo ano. Segundo o pároco Frei Alex Ciarnoscki fazem parte destas festividades uma homenagem da sociedade civil na Câmara dos Vereadores da cidade, uma exposição de Presépios, um livro histórico e o encerramento na Festa de Santo Antônio. “A Festa de Santo Antônio é a grande festa da nossa Paróquia, do nosso município, e com ela estaremos encerrando este jubileu de 90 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário”, explicou o frade.

O pároco e guardião Frei Alex Ciarnoscki

Outro momento festivo para Concórdia será criação de duas novas paróquias. “A partir do ano que vem, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário vai dar origem a duas outras paróquias. A cidade cresceu. É uma providência da Diocese de Joaçaba para atender melhor os fiéis da região e do município de Concórdia”, disse Frei Alex. “Serão criadas então mais duas paróquias: a Paróquia da Sagrada Família e a Paróquia Santo Antônio. Portanto, a partir do próximo ano teremos quatro paróquias em Concórdia. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário oferece mais duas filhas para a Igreja, para a Diocese, e nós queremos, com muita alegria, dentro das festividades dos 90 anos celebrar também a ereção dessas paróquias. No dia 12 de fevereiro teremos a ereção da Paróquia da Sagrada Família e no dia 19 de fevereiro a ereção da Paróquia Santo Antônio”, detalhou o frade.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário tem origem na pequena capela de madeira, erguida numa colina, no dia 3 de abril de 1926, nas proximidades do rio dos Queimados. Com o crescimento da população, os frades viram a necessidade de criar a paróquia, que aconteceu no dia 24 de novembro de 1932, durante a visita pastoral de Dom Daniel Hostin, bispo diocesano de Lages. “Já no início do século passado, os nossos frades, vindo inicialmente da cidade de Lages e depois de Palmas, passavam por esta região rezando, acolhendo as famílias e de modo especial celebrando os sacramentos.  A partir da década de 20, alguns frades começaram a residir de forma provisória aqui na região de Concórdia, na beira do rio Queimados. E, posteriormente, com a criação da Paróquia, estabeleceram-se nesta região. Assim, a nossa história franciscana, a história da Paróquia e da cidade são contadas de forma conjunta porque, de modo especial, os franciscanos deixaram sua contribuição nestas terras e deixaram também a sua vida missionária marcada no coração das famílias que por aqui viveram. É preciso lembrar e dizer que toda a região do Oeste Catarinense praticamente foi evangelizada pela presença dos missionários franciscanos. E durante todos esses noventa anos de Paróquia, os frades continuaram marcando presença, animando, celebrando, organizando a vida pastoral desta nossa Paróquia. Assim, a história de Concórdia e a história franciscana no Oeste Catarinense se confundem. Portanto, temos um legado muito bonito, mais ainda com a nossa presença franciscana nesta região, temos uma missão que nos empurra para o futuro, a fim de que possamos, de um modo bem franciscano, continuar testemunhando Jesus Cristo, anunciando o Evangelho e acolhendo as pessoas”, avalia o pároco.

A Matriz antes da inauguração da nova em 1974

Em 1° de junho de 1932, o então provincial Frei Felipe Niggemeier, OFM, visitou Concórdia, onde por delegação do excelentíssimo e reverendíssimo senhor bispo diocesano administrou o santo sacramento da crisma a mais de duas centenas de pessoas. Em 24 de outubro de 1932, o povo iniciou a construção da futura residência dos franciscanos.

“Hoje, a cidade de Concórdia é a maior da Diocese de Joaçaba e, com certeza, a presença de tantas lideranças e a presença dos frades franciscanos, deram uma contribuição bastante grande na formação da fé, na animação das comunidades e de modo especial no testemunho de seguimento de Jesus Cristo. Portanto, nós, como paróquia, temos esta história tão bonita para testemunhar a fé cristã, mas temos também o compromisso de continuar ajudando as pessoas a organizarem suas vidas de fé e a professar com muita alegria o seguimento de Jesus Cristo. Queremos, portanto, dentro desta Diocese em que estamos inseridos, a Diocese de Joaçaba, como Paróquia organizar a vida de fé e contribuir com o Reino de Deus”, define Frei Alex.

Segundo o frade, foram muitos os desafios nesses 90 anos e hoje continuam nestas terras do Oeste Catarinense. “Nos primeiros tempos, os desafios para a organização da paróquia Nossa Senhora do Rosário foram muitos. Desde a chegada dos primeiros colonizadores na região, a estruturação das primeiras comunidades, o atendimento religioso no interior do município e na região e depois, de modo especial, toda a atualização da Igreja a partir do Concílio Vaticano II são marcas na caminhada da nossa Paróquia. Mas nós, hoje, também olhamos para o futuro com esperança e abraçando os desafios de modo especial propostos pelo Papa Francisco. O nosso desafio hoje é continuar animando a fé das nossas comunidades dentro de um processo de organização a partir da cultura urbana. Muitas das nossas comunidades do interior foram diminuindo e os bairros foram crescendo. Então, esse acompanhamento do êxodo rural e uma resposta à nova realidade urbana se põe como desafio para a nossa Paróquia. Também hoje, em nosso município, recebemos muitas pessoas que vêm de outras cidades, de outros países, buscando melhores condições de vida. É um desafio nosso como Paróquia acolher e ajudar também a formar esse espírito de fraternidade e de partilha”, adianta o pároco.

A Celebração que marcou a inauguração da nova Matriz, no alto da página

É nesse contexto que nascem as duas novas paróquias. “Hoje, na nossa cidade, temos duas paróquias: a Paróquia São Cristóvão e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A Paróquia São Cristovão, no próximo ano, completa 30 anos, e também desmembrada a partir da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Para melhor anunciar, organizar a vida de fé, chegou-se à necessidade da criação de mais duas paróquias. Para nós é uma alegria. Podemos ajudar neste momento e podemos oferecer para a Diocese, para a Igreja e para o Reino de Deus esses frutos, consequências de uma caminhada de evangelização e de organização das nossas comunidades”, acrescenta Frei Alex.

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário teve a pedra fundamental lançada no dia 13 de junho de 1972 e, em apenas dois anos, foi inaugurada no dia 13 de junho de 1974, um dia frio e também de festa a Santo Antônio. Dom José Gomes, bispo diocesano deu a bênção na Missa que marcou a inauguração do templo, exatamente quando a cidade celebrou 40 anos. Em estilo moderno funcional, com linhas da arquitetura germânica, possui imagens em madeira esculpidas por um artista tirolês. A decoração do presbitério aproveitou os vitrais existentes na antiga igreja, proporcionando uma maior iluminação ao ambiente. A Igreja Matriz é ponto de parada obrigatória para os visitantes.

A cidade de Concórdia nasce com a abertura da estrada de ferro entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Muitos imigrantes italianos e alemães saíram do Rio Grande do Sul e subiram ao longo da ferrovia, em busca de novas terras. Chegaram à região de Concórdia em 1912, fundando uma pequena vila, que se tornou independente em 1934, depois de desmembrar-se de Joaçaba. Hoje, a cidade é considerada um dos lugares com melhor qualidade de vida no Estado de Santa Catarina.

Colonizada pelos italianos, conhecidos por sua religiosidade, Concórdia mantém algumas raridades do passado, como a Igreja de Pinheiro Preto. Retirada do interior do município e reconstruída no Bairro dos Industriários, a igreja é toda em madeira, seguindo a arquitetura típica italiana, e nela está guardada boa parte da História dos imigrantes que colonizaram a região a partir da 1920.

Também chama atenção o Santuário Nossa Senhora da Salete, local que recebe as mais fervorosas manifestações de fé. Outros pontos turísticos são o Memorial Attílio Fontana, fundador da Sadia, o Museu do Colono, a Fundação Municipal de Cultura, a Praça Dogello Goss e o Quiosque, réplica do Jardim Botânico de Curitiba e um dos cartões-postais da cidade.