Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim encerra festividades a Frei Bruno

20/02/2022

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou, neste domingo (20/02), a 10ª Festa de Frei Bruno Linden. Com início às 10h, a celebração foi presidida por Frei Jacir Zolet e concelebrada por Frei Alan Maia e Frei Gilson Kammer. As Comunidade de Ervalzinho São José, bairro Frei Bruno e Centro foram as responsáveis pela liturgia e cantos.

As festividades tiveram início na sexta-feira (11/02) com a novena de Frei Bruno. Todos os dias, às 19h, na igreja Matriz, uma Comunidade era responsável pela liturgia e cantos. Neste ano, estiveram presentes para celebrar com o povo de Deus a novena, os Frades que já trabalharam na Paróquia: Frei Rubens Luiz de Carvalho, Frei Alex Sandro Ciarnoski, Frei Moacir Longo e Frei Antonio Mazzucco aceitaram o convite da comissão organizadora para participar da novena e estiveram presentes para celebrar com os fiéis devotos de Frei Bruno Linden.

A 10ª Festa teve como tema geral, “Frei Bruno: Servo de Deus, missionário do povo, unindo gerações pela fé”. Neste domingo, unidos na fé e pedindo pela beatificação de Frei Bruno, a Paróquia São Luiz Gonzaga encerrou as festividades na igreja Matriz.

O início da Santa Missa foi marcado pelo breve histórico de Frei Bruno lido pelas comentaristas Gladir Pagani e Gelci Brancaglione. Na procissão de entrada, junto com os Freis e Ministros, o banner de Frei Bruno e as crianças com placas onde tinham escritas as virtudes de Frei Bruno Linden. Frei Jacir iniciou a celebração saudando a todos que estavam na igreja, acompanhavam pelo Facebook e Youtube da Paróquia e pela rádio local. Em seguida, abençoou o povo de Deus, seguindo o modelo de Frei Bruno Linden.

Durante o ato penitencial, uma cruz com palavras foi apresentada em frente ao altar. A cruz caída, representa o perdão, e nela os nomes do que precisamos perdoar como: ódio, as notícias falsas, injustiça, preconceito, desigualdade social.

Frei Alan Maia proclamou o evangelho do dia. Frei Gilson Kammer iniciou sua reflexão exaltando a liturgia do 7ª Domingo do Tempo Comum. “Estimados irmãos e irmãs que celebram com a gente nos meios de comunicação e aqui na igreja. A liturgia da palavra do 7ª Domingo do Tempo Comum e também da 10ª Festa da Paróquia, celebrando nosso saudoso Frei Bruno, fala sobre os mandamentos que Deus nos dá, de amar uns aos outros. Por vezes parece muito utópico, parece que Cristo está sonhando de mais, quando Ele diz para a gente perdoar as pessoas. Quando Ele pede para a gente oferecer o outro lado da face, quando alguém nos bate. E assim por diante”, disse o pároco.

No entanto, o frade destacou que muitas vezes não conseguimos fazer o que Cristo no pede. “Quem de nós consegue amar um inimigo! Quando a gente não vai com a cara de alguém fica difícil até para olhar, imagina a gente amar. Quando o Santo não bate, conforme a gente costuma dizer, tudo se torna mais difícil, e Ele nos pede para a gente amar. Amar as pessoas que nos amam e que retribuem tudo aquilo que a gente pode oferecer se torna muito mais fácil, o próprio Cristo diz. Quando rezamos o Pai-nosso pedimos para Deus nos perdoar do mesmo jeito que nós perdoamos aos nossos irmãos. Esta é a medida”, afirmou o Sacerdote.

Para Frei Gilson, Frei Bruno representa esse ser espiritual que está entre nós, essa pessoa Santa. “Hoje podemos olhar para Frei Bruno como alguém que está intercedendo por nós e por nossas famílias. Vamos pedir também para que ele possa olhar por nossas Comunidades e por nossa Paróquia. Que nós possamos olhar para a imagem de Frei Bruno pedindo sua beatificação, e que ele possa fortalecer cada vez mais o nosso coração e a nossa caminhada”.

No final da celebração o agradecimento a todos que contribuíram para a 10ª Festa de Frei Bruno. As comentaristas relembraram os Freis que estiveram presentes durante a novena, as comunidades que participaram durante esses 10 dias, as lideranças, pastorais, as doações e a todos que de alguma forma contribuíram para esses dias festivos.

       (clique nas imagens para ampliá-las)


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga