Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunidade de Coronel Freitas celebra a vocação dos cristãos leigos no Mês Vocacional

29/08/2022

Notícias

A comunidade Sant’Ana de Fernando Machado, da Paróquia São José de Coronel Freitas, no Oeste Catarinense, rezou neste domingo (28/8), pela vocação do cristão leigo na Igreja e pelo Catequista no seu dia, durante a Celebração às 9 horas, presidida pelo Ministro Edmilson Borsoi.

Neste mês de agosto,cada domingo foi dedicado à celebração de uma vocação específica, começando pelo sacerdócio e os ministérios ordenados; vindo depois família; vida consagrada, e a vocação dos cristãos leigos e leigas neste domingo, aqueles que dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários.

Durante a celebração, Janete Pagliocchi Bergamim (foto ao lado) leu uma mensagem fazendo homenagem à vocação leiga, a base de todas as vocações cristãs. “Em nossa origem todos somos leigos, pois nascemos e renascemos assim pela água do batismo. Por ele somos inseridos na grande família de Deus que é a Igreja”, disse.

“Hoje, nossa homenagem, reconhecimento, gratidão e oração é para quem assume especificamente a missão leiga em sua vida, na Igreja e na sociedade. É para todos vocês chamados a ser sal da terra e luz do mundo, que coordenam nossas comunidades eclesiais, exercem o ministério da Catequese, que é o ensinamento essencial da fé”, citou, falando depois da Liturgia, a alma da Igreja, e a música, a “alma” da liturgia que animam nossas celebrações litúrgicas.

“Os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão visitam os doentes e abandonados, ajudam os pobres, animam e confortam com suas palavras e amizade os que passam por dificuldades, compartilham a mensagem de Jesus e entusiasmam seus irmãos e irmãs no seguimento de Jesus”, lembrou. E enumerou os serviços: “As Zeladoras de capelinha que zelam pelo objetivo que é a devoção e a união das famílias; o Apostolado da Oração que dá forças para evitar a tentação de pecar; os Grupos de Reflexão têm efeito terapêutico nas relações interpessoais; o Grupo de Idoso socializa e faz amigos”.

Da esquerda para a direita: Ministros, Catequistas, Equipe de Liturgia, Zeladoras da Capelinha, Equipe de Canto, Apostolado da Oração, Grupo de Reflexão e Grupo de Idoso. Na foto do alto, o Conselho. Toque nas imagens para ampliá-las)

“Desejamos que a luz de vocês brilhe para todos. Que sempre brilhe diante dos seus olhos e nos seus corações a beleza da vocação leiga, que consiste em viver o Evangelho de Jesus e em proclamar ao mundo que é possível viver o que Deus sonhou para todos (de sermos felizes no Amor) no cotidiano da vida: na família, no ambiente de trabalho e de estudo, nos momentos de lazer, na rua, nos meios de transporte, nas redes sociais. Nesta oportunidade, queremos manifestar a todos vocês, leigos e leigas, nosso reconhecimento e gratidão pelos serviços que prestam para o bem da comunidade, a fim de que o Reino de Deus se instaure e seja acolhido dentro de cada um de nós”, concluiu Janete.

O Mês Vocacional foi instituído em 1981 durante a 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo era conscientizar as comunidades da responsabilidade no processo vocacional.