Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Postulantado da Província está completo

11/02/2021

Notícias

Viana (Angola) – Começou nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a etapa do Postulantado na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA). Oito jovens – Daniel Bungwe Soma, Dionísio Katenque Chingui, Eduardo César Himi, Emanuel Francisco Franco Mununga, José Matias Victor Flaviano, Luís Manuel Mugiba, Pedro Caiombe Samuco e Pedro Luis Manuel Mgiba – foram acolhidos pelo presidente da FIMDA, Frei António B. Zovo Baza, representando o Ministro Provincial, Frei César Külkamp.

Este momento se deu durante a Celebração Eucarística, às 9 horas, na capela da Fraternidade Franciscana da Porciúncula, no município de Viana. Durante um ano, eles serão acompanhados pelo Mestre Frei Laurindo Lauro da Silva Júnior e pela Fraternidade. Nesse tempo, os formadores terão a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana.

Em mensagem, o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, pediu todas as bênçãos de Deus para a vivência desta bela etapa formativa!:

Na manhã deste dia 11 de fevereiro, o Postulantado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil ficou completo. No último dia 27 de janeiro foram 15 jovens recebidos em Guaratinguetá. Hoje foi a vez de mais oito a serem recebidos na casa de formação junto à Fraternidade da Porciúncula, em Viana, Angola.

O Postulantado é uma etapa formativa sempre mais valorizada pela nossa Ordem. É o início do tempo privilegiado da Formação Inicial, onde os jovens “são iniciados no seguimento de Cristo, segundo a forma de São Francisco e a sã tradição da Ordem, assumindo e integrando progressivamente seus particulares dons pessoais com os valores autênticos e característicos da vocação evangélica do Frade menor.” (RFF 173).

Neste período específico, “o postulante confirma a própria determinação de converter-se através de uma progressiva passagem da vida secular para a forma de vida franciscana.” (RFF 179).

São desafios ousados e para pessoas corajosas. No entanto, não estão sozinhos. Contam com o acompanhamento de boas fraternidades formativas e com o apoio e as preces de toda a Província.

Aos nossos novos postulantes, em Angola, envio o meu abraço e o pedido de todas as bênçãos de Deus para a vivência desta bela etapa formativa!

Parabéns à fraternidade de Viana, da FIMDA e de toda a Província!

Paz e Bem!

No rito de admissão, os oito foram chamados para se apresentarem diante do presidente da FIMDA. Interrogados por Frei António, eles fizeram o pedido para ingressarem neste tempo da formação e ouviram esta resposta: “Com as palavras de Jesus vos recebo, dizendo ‘Vinde e vede’! De bom grado vos acolhemos nesta casa de formação para o tempo do Postulantado. Aqui podereis discernir com clareza a vossa vocação e fazer a experiência da nossa vida de fraternidade e de minoridade a serviço da Igreja”. Depois, eles receberam como símbolo deste momento o Tau de São Francisco. Passando esta etapa, no Noviciado, esses jovens irão receber o hábito franciscano, que tem o formato de Tau também.

A Fraternidade Franciscana da Porciúncula tem como guardião Frei Laurindo; Frei João Batista Canjenjenga, vigário da casa e pároco; e Frei Jefferson Max Maciel, vice-mestre e a serviço da evangelização.