Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Precisamos ser promotores do amor”, diz Frei Alvaci

25/09/2018

Notícias

novena_250918 830Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta terça-feira, 25/09, os sinos do Convento e Santuário São Francisco anunciaram, às 15 horas, o início da novena em honra ao Padroeiro. O tema escolhido para este ano é: “Francisco e a paz que buscamos”. Segundo o pároco e reitor do Santuário, Frei Alvaci Mendes da Luz, que presidiu a celebração de abertura, a paz é um tema trabalhado repetidamente e algo que a humanidade ainda não alcançou. “Este tema nunca se desgasta. Sempre estamos falando de paz e raramente chegamos perto dela. Estamos sempre buscando, e ela está sempre longe”, afirmou.

A cada dia, um trecho da oração atribuída a São Francisco, a oração pela paz, será refletido. Neste primeiro dia, Frei Alvaci falou sobre o trecho “onde houver ódio, que eu leve o amor”. O frade recordou aos presentes os diversos tipos de violência que a sociedade presencia diariamente, desde as guerras que não cessam, à violência contra os refugiados e imigrantes e à violência promovida através das redes sociais, sobretudo neste período eleitoral.

O evangelho escolhido para este primeiro dia da novena foi a passagem do lava-pés, ressaltando este amor-serviço que Jesus propõe. “Para nós, cristãos católicos, não existe outro modelo de amor que não seja o de Jesus Cristo. O modelo de amor ao próximo, o modelo de amor que precisamos seguir é este do serviço”, explicou.

O pregador alertou para que os presentes não se deixassem levar por uma cultura de ódio e intolerância, negando aquilo que se vive na Eucaristia e na comunidade. “O Evangelho é lava-pés. Tudo que for o contrário disso, é promoção do ódio. Precisamos ser promotores do amor”, concluiu Frei Alvaci. No momento de ação de graças, Frei Odorico Decker agraciou os participantes da novena com a música Doce é sentir tocada em sua famosa gaita.

A Novena no Convento e Santuário São Francisco acontece até o dia 3 de outubro, de terça a sexta às 15h e segunda-feira ao meio-dia. No domingo, 30 de setembro, acontecerá a procissão, saindo do Mosteiro São Bento às 9h30. Em seguida, às 10h30, será celebrado o 6º dia da novena, presidido por Dom Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro.