Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Começa a 22ª Assembleia da UCLAF

06/08/2012

Notícias

Por Frei Walter de Carvalho Júnior

Vila Velha (ES) –  Acolhidos na casa do Projeto Santa Clara, da Paróquia do Espírito Santo, em Vila Velha, ES, desde sexta- feira (03/08), aos poucos foram chegando os frades que nesta manhã iniciaram a 22ª Assembleia da UCLAF (União das Conferências Latino-americanas Franciscanas). O ambiente preparado com cuidado e esmero pela equipe liderada por Frei James Gomes, responsável pela logística do encontro, fez com que todos se sentissem em casa, na alegria da convivência de irmãos que se reveem ou se encontram pela primeira vez.

Celebração Eucarística
Hoje, às 6h30, houve a Missa de abertura da Assembleia, dia da Transfiguração do Senhor, e foi presidida pelo Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodríguez Carballo. Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro da Província anfitriã, no início da celebração, deu as boas-vindas a todos os presentes. Na sua homilia, por sua vez, o Ministro Geral, recorrendo à espiritualidade de Santa Clara, convocou os frades a refletir sobre a vocação de frade menor, e a fazer com que a reflexão se torne vida para cada um.

Abertura oficial
Tendo como tema “Viver o Evangelho como Menores na América Latina e no Caribe”, a Assembleia foi oficialmente aberta na primeira sessão, às 8h30, por Frei João Inácio Müller, presidente da UCLAF. Logo em seguida, o Ministro Geral fez uma conferência em que destacou aspectos essenciais da vida franciscana, insistindo que é hora de centramo-nos no que é fundamental. Apresentou um diagnóstico de crises em que vive a Ordem e sugeriu um decálogo para ajudar os irmãos que vivem dificuldades pessoais. Proximamente o texto da conferência será disponibilizado na íntegra.

Participam da Assembleia, além Ministros das Províncias das quatro conferências da América Latina e do Caribe, os dois Definidores Gerais para a América Latina, o Animador Geral para a Evangelização e o Vice Animador do Serviço JPIC da Ordem. O término do encontro será no sábado, 11 de agosto.

No início da tarde de ontem os Ministros continuaram o diálogo com o Ministro Geral, iniciado pela manhã, após a sua exposição. Hoje ele retorna a Roma para a conclusão do Ano Clariano em Assis. No seu agradecimento, Frei José Rodríguez disse sentir-se sempre em casa quando vem à América Latina, mas voltou a insistir nos momentos delicados por que passa a Ordem, e embora perceba muita vitalidade entre os frades desse Continente, pediu que procurem passar do “bom para o melhor”.

Em seguida, os Ministros Provinciais das quatro Conferências da UCLAF (guadalupana, bolivariana, brasileira e do cone sul) se apresentaram dizendo o nome, entidade a que pertencem e o país de onde vêm. A CFMB, conferência anfitriã, seguindo o que fora tratado em reunião passada, apresentou à assembleia um filme preparado por Frei Francisco Carvalho e Frei Fabiano A. Satler, da Província Santa Cruz – MG, mostrando onde, no Brasil, as entidades se fazem presentes, como a conferência se organiza e os serviços interprovinciais ligados à formação e à animação vocacional. Foram citadas também as experiências: Reviver o dom da vocação; Experiência under ten; Curso para formadores, guardiães e animadores vocacionais; noviciados interprovinciais; o trabalho do SIFEM; os Encontros dos secretários para a Evangelização, dos Ecônomos e dos Irmãos Leigos.

No final da tarde, após trabalho em grupo, as Conferências, em sintonia com o tema da Assembleia, apresentaram experiências e vivências marcantes que têm feito. Destacaram-se iniciativas interprovinciais no campo da formação inicial e permanente, e também trabalhos no campo da assistência à saúde.

Visita dos confrades do Regional
Vale lembrar que no dia de ontem os confrades das Fraternidades de Vila Velha e de Colatina visitaram os participantes da UCLAF e que, além de trazer a alegria sua presença, também puderam comparecer à conferência do Ministro Geral e dos momentos de confraternização.