Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Com o tema “Família, Igreja Doméstica”, termina o Tríduo em preparação para a Festa de São Pedro Apóstolo em Gaspar

04/07/2021

Notícias

Na 3ª e última noite do Tríduo de São Pedro, neste sábado, 3 de julho, os paroquianos foram convidados a uma reflexão sobre “Família, Igreja Doméstica”.

A celebração foi presidida pelo pároco Frei Paulo Moura, concelebrada pelos demais frei da Fraternidade São José, Frei Carlos Ignácia e Frei Aldolino Bankhardt.

Frei Paulo ressaltou a importância da solenidade de São Pedro e São Paulo, dois grandes pilares de nossa Igreja, e que são respectivamente padroeiros da Paróquia de Gaspar e de nossa Diocese de Blumenau.

Em sua homilia, fez uma comparação entre as leituras bíblicas de hoje e o tema do tríduo. Em Atos 12, 5, lemos que “enquanto Pedro era mantido na prisão,
a Igreja rezava continuamente a Deus por ele”, e onde a igreja daquela época rezava? Eram nas casas dos primeiros cristãos, nos lares, nas famílias, foram estas igrejas domésticas que deram início a vivência cristã.

Esta passagem nos mostra que a igreja doméstica do tempo dos apóstolos Pedro e Paulo, era orante, e declarou aos fiéis: “Família que reza unida, permanece unida”.

O pároco Frei Paulo deu destaque as ordens dadas pelo anjo a Pedro durante a sua libertação da prisão: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!”; Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!”.

O cinto que é o símbolo do serviço, as sandálias que são o símbolo da missão, e a capa (manto) símbolo da divindade de São Pedro.

E finalizou afirmando a necessidade de que cada igreja doméstica, que cada lar, que cada família possa se colocar a serviço da comunidade e dos irmãos, e ser missionária, difundindo o Evangelho de Jesus Cristo e os ensinamentos de Pedro e Paulo para todas as pessoas.

Neste domingo ocorre a Missa Solene em honra a São Pedro e São Paulo, com a presença dos festeiros da 171ª Festa de São Pedro Apóstolo de Gaspar. Viva São Pedro!


Pastoral da Comunicaçao (PASCOM) da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar