Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Colégio Bom Jesus participa do Dia Anec

09/08/2016

Notícias

bomjesus_090816_g

Curitiba (PR) – No dia 28 de julho, a equipe do Colégio Bom Jesus foi convidada para uma palestra do teólogo, escritor e professor Leonardo Boff, no teatro do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, sobre a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

O evento fez parte da comemoração do Dia Anec, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, e contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas de várias instituições católicas de ensino da capital paranaense e da região metropolitana da cidade.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus e membro da diretoria da Anec, Frei Claudino Gilz: “A Anec vem historicamente, por meio da união entre as instituições associadas, contribuindo com a formação de inúmeros alunos, sensibilizando-os sobre a importância do cuidado com a vida nas suas mais variadas dimensões”. Antes de finalizar, Frei Claudino ainda agradeceu aos membros do Conselho Estadual da Anec-PR pelo empenho na organização e na realização do evento.

Em seguida, Leonardo Boff deu início à sua apresentação com o vídeo O Cuidado Essencial, que mostra o funcionamento do Universo e as consequências de nossos descuidos com a “casa comum”, ou seja, o planeta.

A encíclica Laudato Si’ é um documento escrito pelo Papa Francisco sobre os cuidados com a casa comum e seus habitantes, em que ele critica também o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, fazendo, assim, um apelo à mudança por parte de todos para se combater os desastres ambientais.

“A Terra é pequena, limitada. Recebemos tudo para viver aqui, mas não nos damos conta de que somos responsáveis por essa casa comum e por nossos descendentes. Hoje, o planeta mostra seu desequilíbrio e entramos em um processo de crise”, afirmou Leonardo, que explicou por que sua palestra foi pautada nesse documento escrito pelo pontífice: “O papa traz alegria, espiritualidade, esperança com a casa comum. É o grande líder da humanidade”.

Segundo o palestrante, os dias atuais mostram situações de grande gravidade: desastres ecológicos, guerras, misérias, etc. “Temos de ter consciência de um caminho que pode não ter mais volta. Precisamos de uma razão sensível, por meio da qual o ser humano deve sentir as dores da Terra, dos oprimidos, saber se colocar no lugar do outro, ter piedade, saber chorar”, enfatizou ele, que continuou: “O papa diz que a cultura moderna parece que se tornou arrogante, em uma espécie de antropocentrismo, no qual o ser humano é o centro do mundo”.

O palestrante também citou que, na encíclica, o papa é rigoroso ao abordar essas questões, porém tem esperança de que podemos salvar o planeta por meio da tradição de Jesus: “ensinar a viver”, que nada mais é que espalhar o amor, a misericórdia e a solidariedade. “É disto que precisamos: uma nova consciência sobre o tema, mas não com a mão estendida, e sim com a mão que ergue o caído, a dos cuidados, dos direitos e dos deveres com a casa comum. E isso vem do coração, do amor e da liberdade de diálogo”, afirmou.

Anec

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, conforme o estatuto da instituição, tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

Com informações do site da Anec.