Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

CNBB saúda Frei Evaristo Spengler, novo bispo da prelazia de Marajó

01/06/2016

Notícias

evaristo_820_01

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe o novo bispo da prelazia de Marajó (PA), frei Evaristo Pascoal Spengler, OFM, nomeado, nesta quarta-feira, 1º de junho, pelo papa Francisco. Até o momento, ele é vice-ministro da Província Franciscana da Imaculada Conceição, em São Paulo. A mensagem é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

No texto, a CNBB agradece o bispo emérito, dom José Luís Azcona, pela dedicação às comunidades da Prelazia de Marajó e por sua incansável luta em defesa da vida e dos direitos humanos.

Leia a mensagem na íntegra:

Saudação ao novo bispo da Prelazia de Marajó

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB congratula-se com o Revmº. Sr. Frei Evaristo Pascoal Spengler, OFM, até a presente data, vice-ministro da Província Franciscana da Imaculada Conceição, em São Paulo, por sua nomeação, nesta quarta-feira, 1º de junho, feita pelo Papa Francisco, como novo bispo da Prelazia de Marajó (PA). Na mesma data, o pontífice aceitou a renúncia de Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, de acordo com o cânon 401§1º do Código de Direito Canônico.

Frei Evaristo Pascoal Spengler é natural de Gaspar (SC). Nasceu aos 29 de março de 1959. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), aos 17 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém. Realizou profissão solene na Ordem dos Frades Menores (OFM) aos 2 de agosto de 1982, na diocese de Petrópolis (RJ). Foi ordenado diácono no dia 21 de novembro de 1982 e presbítero, aos 19 de maio de 1985.

Servimo-nos desta oportunidade para expressar os mais profundos agradecimentos a Dom José Luís Azcona pela dedicação às comunidades da Prelazia de Marajó e por sua incansável luta em defesa da vida e dos direitos humanos.

A CNBB acolhe Frei Evaristo Spengler como novo membro do episcopado brasileiro e pede a Deus que conceda a este nosso irmão as bênçãos e graças necessárias, para servir, como Bom Pastor Misericordioso, o povo de Marajó, agora sob seus cuidados pastorais.

Nossa Senhora da Conceição, padroeira desta Igreja Local, o acompanhe nesta caminhada no episcopado.

Com preces,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB