Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Chamados a espelhar Cristo, como Clara de Assis

11/08/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) “Santa Clara não é uma santa meiga, fofinha. Ela é mãe, mestra, exigente, dura, porque tem no horizonte o seguimento a Cristo Senhor”, foi assim que Frei Fidêncio Vanboemmel definiu Santa Clara, cuja festa foi celebrada neste domingo (11). No Santuário e Convento São Francisco, no centro de São Paulo, o movimento foi intenso durante a manhã do domingo. Foram celebradas quatro missas, às 7h30, 9h, 10h30 e 12h. A missa das 10h30 foi presidida por Frei Mário Tagliari, guardião do Convento e concelebrada por Frei Fidêncio Vanboemmel, moderador da Formação Permanente da Província da Imaculada.

A homilia ficou sob a responsabilidade de Frei Fidêncio, que pregou o Tríduo em preparação para a festa de Santa Clara deste a última quinta-feira (8). Em sua homilia, o frade destacou um aspecto da primeira leitura, extraída do livro do profeta Oséias (Os 2,16.17b,21-22), onde o povo de Deus é comparado a esposa, que é conduzida por Deus ao deserto para ser instruída pelo Senhor.

Ele recordou que Santa Clara, em sua juventude, estava destinada ao matrimônio. Vinda de família nobre, ela recebeu a preparação comum em seu tempo para ser esposa e mãe. Mas discerniu que o Senhor lhe preparava outro caminho. “Em determinado momento ela abandona as regalias que tinha para fazer-se pobre e recolhe-se na igreja de São Damião, onde faz a experiência da mulher qual esposa, que se deixa encantar e permitir que Deus falasse profundamente ao seu coração”, ressaltou Frei Fidêncio.

Segundo o frade, da experiência profunda de oração e encontro com o Senhor, nasce o enamoramento de Clara pelo Rei dos Reis, Jesus Cristo. Para demonstrar a profundidade do amor que Clara sentia pelo Senhor, ela usa em suas cartas uma linguagem muito feminina, esponsal e mística, como por exemplo na primeira carta a Inês de Praga:

“Arrasta-me atrás de ti! Corramos no odor dos teus bálsamos (Ct 1,3), ó esposo celeste! Vou correr sem desfalecer, até me introduzires na tua adega (Ct 2,4), 32 até que tua esquerda esteja sob a minha cabeça, sua direita me abrace (Ct 2,6) toda feliz, e me dês o beijo mais feliz de tua boca (Ct 1,1).”

“Só a mística, a espiritualidade profunda e a pureza de coração são capazes de fazer com que entendamos o que Clara estava dizendo naquele momento a outra mulher – Inês de Praga – sobre a união mística com o Senhor. É como a mulher que quer ser abraçada pelo marido, pelo seu amor”, explicou o pregador.

Segundo ele, foi por causa de sua vida de oração e sua profunda relação com o Senhor que Clara tinha tanta certeza sobre seu caminho, mesmo tendo consciência de sua fragilidade. “Ela tinha consciência que ela carregava em seu coração este vaso de barro, que ela mesma experimentou em sua fragilidade, sua pequenez e na pequenez e humildade de todas as irmãs. Mas diz que mesmo dentro de nossa fragilidade humana, não podemos extinguir o que vem de Cristo, que conduz e ilumina a nossa vida”, afirmou Frei Fidêncio.

Para o pregador, Clara transmitiu às irmãs e transmite a todos os cristãos sua receita para um seguimento fiel à Jesus Cristo: olhar todos os dias para a cruz como um espelho. “Colocar-se diante de Cristo significa estar num permanente estado de atenção a Jesus Cristo, porque assim nascerão os frutos para a Igreja, para a sociedade e para o mundo. Conservemos também nós este exercício que precisamos fazer como cristãos: colocar-nos diariamente diante de Cristo Senhor. Na medida em que permanecermos em Cristo, vamos nos adornando das exigências do Evangelho, transformando-nos e irradiando ao mundo a beleza da santidade que Santa Clara viveu”, concluiu o frade.

Ao final da missa, antes da bênção de Santa Clara, Frei Mário Tagliari chamou todos os pais para um momento especial. Ao som da música Utopia, do Padre Zezinho, os pais rezaram diante da imagem da santa franciscana. Depois, toda a comunidade inclinou as mãos para abençoar os pais.


VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO: