Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebrações de São Francisco em Luanda

06/10/2017

Notícias

angola_061017

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Este ano, a festa de São Francisco de Assis na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA) foi celebrada pela Fraternidade do Palanca no Santuário do Kimbo, que tem como Padroeiro São Francisco. Frades, Irmãs Clarissas e o povo participaram da Semana Franciscana em Luanda, que começou com o Tríduo em preparação à Solenidade do Seráfico Pai, no 1º domingo do mês de outubro, tendo como tema a “Experiência da Oração”. Neste dia, os frades refletiram sobre a nossa dimensão humana e divina, tendo como inspiração Francisco, o homem-oração.

No segundo dia, a reflexão abordou o tema do amor e da solidariedade e, no último dia, foi a vez de refletir sobre o abraço às criaturas.

No dia 3 de outubro, a Família Franciscana de Angola se reuniu no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs Clarissas, para celebrar o Transitus de São Francisco de Assis. O presidente da FIMDA, Frei José Antônio, presidiu a Celebração e a animação coube às Irmãs Clarissas e aos frades estudantes,  que cantaram o Salmo 141 em latim,  o Salve Sancte Pater.

angola_061017_2

No decorrer do Transitus, Frei José Antônio explicou o significado da celebração, dizendo que trânsito signfica passagem. “E o trânsito de Francisco se dá através de sua morte. Francisco morreu num sábado, com apenas 44 anos, cantando”, disse. Em seguida, o sacerdote recordou a passagem do cortejo fúnebre em São Damião, para Francisco dispedir-se de Clara, e falou da lição que se pode tirar daquele último encontro.  Neste dia, os frades jantaram com os meninos do Projeto Nossos Miúdos, ocasião em que se comemorou o aniversário do Frei Fábio Gomes.

A Missa da Solenidade de nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis foi rezada também no Mosteiro das Irmãs Clarissas, no bairro Palanca, no período da manhã do dia 4. O presidente da Celebração, Frei José Antônio, destacou a alegria franciscana e explicou que ela perpassa o carisma franciscano, pois seu suporte é o Evangelho. Depois da Missa, como de costume, os frades participaram de uma confraternização com as Irmãs Clarissas.

O encerramento das festividades aconteceu no Kimbo São Francisco, no dia 5, com a Missa dos Peregrinos (romeiros) do Kimbo e almoço comunitário, também presidida por Frei José Antonio, tendo a participação dos frades da Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula de Viana, membros da OFS, Jufra, colaboradores e fiéis que frequentam o Kimbo às terças e quintas-feiras.

angola_061017_3

Frei José explicou o itinerário de São Francisco desde o nascimento até  à sua canonização. Relatou um pouco as ambições de Francisco enquanto jovem, sua conversão e sua opção radical por difundir o bem que gera a paz. O celebrante desafiou os presentes a serem embaixadores da paz e do bem e a verem em Francisco o paradigma do cuidado, sobretudo do cuidado da criação e dos mais fragilizados.

Após Missa de encerramento, animada pelo Coro São Frincisco do Kimbo, foram apresentados os dois padres dos Sacramentinos de Nossa Senhora, residentes no Moxico e que participaram em todos os momentos das celebrações. A eles e aos que têm colaborado nas atividades do Kimbo, Frei José exprimiu sua gratidão. A festa terminou com o almoço no Kimbo.