Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebrações da Quarta-feira de Cinzas marcam início da Quaresma 

14/02/2024

Notícias

Frei Diego Atalino de Melo, Reitor do Santuário de Frei Galvão

A Igreja Católica celebra, neste dia 14, a Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma, tempo de penitência em preparação à Páscoa. Um dos momentos marcantes das celebrações é o rito da imposição das cinzas, que representa o sinal de conversão ao Evangelho, com o propósito de seguir os passos de Jesus Cristo. 

Desde a manhã desta quarta-feira, milhares de fiéis católicos participaram das celebrações e, nos espaços sagrados vinculados à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, o movimento se estendeu ao longo do dia.

No Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), a Santa Missa, das 7h, estava lotada de devotos do primeiro Santo brasileiro dispostos a vivenciar o tempo quaresmal, firmando o compromisso com a Igreja e com o Evangelho.  Em sua homilia, Frei Roberto Ishara, OFM, falou sobre o significado da Quarta-feira de Cinzas e do período da Quaresma, dando ênfase à prática do jejum. “Jejuar significa abrir mão daquilo que mais gostamos, como forma de percorrer nossa caminhada ao encontro de Deus. Quando jejuamos assumimos o controle de nossa capacidade de escolha diante das tentações, pois estamos dispostos a viver  plenamente esse período da Quaresma”, salientou.

Segundo Frei Diego Atalino de Melo, Reitor do Santuário de Frei Galvão, estamos iniciando um bonito tempo de caminhada penitencial de toda a  Igreja. “ A Quaresma é um tempo de voltarmos para aquilo que é essencial em nossa vida, tirando os excessos. As práticas quaresmais do jejum, da penitência, caridade, da esmola e da oração, querem nos ajudar a centrar a nossa vida em Jesus Cristo, que é o centro da nossa história”.

Em sua mensagem para a Quaresma, Papa Francisco reforçou a importância da Quaresma como um período de libertação, oração e comprometimento com o próximo. “O amor de Deus e o do próximo formam um único amor. Não ter outros deuses é parar na presença de Deus, junto da carne do próximo. Por isso, oração, esmola e jejum não são três exercícios independentes, mas um único movimento de abertura, de esvaziamento: lancemos fora os ídolos que nos tornam pesados, fora os apegos que nos aprisionam. Então o coração atrofiado e isolado despertará”, recomendou o Pontífice.

 

Santuário de Frei Galvão

 

 

Frei Roberto Ishara no momento da imposição das cinzas

 

 

CF 2024- Fraternidade e Amizade Social

A Campanha da Fraternidade está completando 60 anos e, neste ano, o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). Fundamentada na Carta Encíclica Fratelli Tutti,  a CF tem como objetivo despertar os filhos e filhas de Deus para o valor e a beleza da fraternidade humana, como foco na promoção e no fortalecimento dos vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Nesta quarta-feira,14, o Papa Francisco enviou sua mensagem anual por ocasião da abertura da Campanha e salientou  a importância do momento da Quaresma e do tema proposto para a promoção de uma sociedade mais fraterna, capaz de superar toda divisão, indiferença, ódio e violência.

“Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas. Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a “todo ser vivo” (FT 59), vencendo fronteiras e superando “as barreiras da geografia e do espaço” (FT 1)”.

Na manhã desta quarta-feira, o início oficial da Campanha da Fraternidade ocorreu, em Brasília (DF), em celebração presidida pelo secretário-geral do episcopado brasileiro e bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, na Capela de Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de abertura foi às 10h, no Auditório Dom Helder Câmara.

Nesta quinta-feira, às 19h, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, por meio do Santuário de Frei Galvão, justamente com a Arquidiocese de Aparecida, celebrará a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelos Freis e padres de toda arquidiocese.


Adriana Rabelo Rodrigues (texto e foto)