Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quaresma: tempo de se exercitar de forma mais intensa na intimidade com Deus

A Igreja no mundo inteiro iniciou nesta semana a Quaresma, tempo forte de conversão e penitência. Na Quarta-feira de Cinzas,14, milhares de fiéis participaram da Santa Missa, presidida pelo Guardião Frei Djalmo Fuck, no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha (ES).

Em sua homilia, Frei Djalmo recordou que Deus é cheio de misericórdia. “Ao iniciarmos a Quaresma, não é apenas a oportunidade que temos de apresentar a Deus nossos pecados e falhas, é a oportunidade que Ele nos oferece para experimentar sua misericórdia. Esta é a grande oportunidade que Deus nos concede, de se permitir que Deus venha ao nosso encontro e nos abrace com amor, para permitir a nós, iniciar, uma vida nova”. 

O Guardião destacou os três exercícios quaresmais para uma “vida nova”, descritos no Evangelho de Mateus 6,1-6.16-18. “São três exercícios que nos permitem viver profundamente esse tempo da Quaresma. O jejum, a esmola e a oração. São três exercícios próprios do tempo da Quaresma, mas Jesus fala que eles só têm validade se houver discrição, nada deve ser feio para mostrarmos aos outros. ‘Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles’”, recordou Frei Djalmo.

O primeiro exercício, o jejum. “Quando você jejuar, diz Jesus, que ninguém saiba que você está jejuando. Ele pede para tomarmos banho, colocarmos uma roupa bonita, um perfume, para que ninguém perceba que você está jejuando, com a cara triste, mas somente o Pai do Céu. E a gente se pergunta: do que eu devo jejuar? Hoje normalmente, a gente se abstem de comer carne no dia de hoje, é uma forma de jejum, mas não basta disso, não basta se reservar de comer carne, é preciso fazer jejum de muitas coisas, às vezes é preciso fazer um jejum da própria língua, dos pensamentos, daquilo que a gente diz, daquilo que a gente comenta, às vezes somos maldosos nas nossas falas, nos nossos comentários. Então cada um de nós precisa perceber onde o ‘calo aperta’ e ali fazer o seu jejum, discretamente”, explicou o frade.

O segundo, esmola. “A esmola, a capacidade de ser solidário com quem precisa da nossa ajuda, precisa do nosso auxílio, ser capaz de partilhar de forma solidária com quem, de fato, necessita do meu olhar, do meu amor. A gente não partilha apenas dinheiro. Partilhamos afeto, amor, ternura, um sorriso, um olhar que damos a alguém. ‘quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa’, disse.

O terceiro exercício quaresmal é a oração. “Oração, intimidade com Deus. Jesus pede que essa oração seja feita no silêncio do quarto, onde só o Pai do Céu percebe que você está rezando. O tempo da Quaresma é este tempo de se exercitar numa forma mais intensa de oração, de intimidade com Deus. É o que Jesus também faz durante a Quaresma Dele, porque a Quaresma lembra os quarenta dias que Jesus passou no deserto, logo depois que ele foi batizado, foi conduzido para o deserto e ali foi tentado. Ele inicia seu momento de confronto com as coisas ruins e Ele sai vitorioso e inicia sua vida pública”, afirmou

 

Frei Djalmo também ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade para a Igreja no Brasil. “A nossa quaresma no Brasil é vivida de modo especial, porque existe uma forma. Junto com a Quaresma, temos a Campanha da Fraternidade que não pode ser esquecida. Há 60 anos, aqui no Brasil, vivemos a quaresma e junto a Campanha para lembrar-nos que a conversão é pessoal, mas também é comunitária, eclesial, social. Este ano o tema da Campanha da Fraternidade é: ‘Fraternidade e Amizade Social’ e lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8). Para nos lembrar que, embora somos diversos uns dos outros, somos de famílias diferentes, temos histórias diferentes, pertencemos a grupos diferentes, mas todos nós somos irmãos uns dos outros. ‘Fraternidade e Amizade Social’, portanto, somos convidados a viver a benquerença, o amor, o afeto, o respeito entre nós. Repito, nós somos diferentes, mas não somos inimigos uns dos outros, somos irmãos em torno do mesmo altar, então, Jesus nos permite, nos desafia a viver laços e fraternidade que vão além dos laços de sangue, que vão além dos grupos de amizade que a gente tem. É a capacidade de viver e experimentar uma convivência com aquele que é diferente. Que nós possamos viver esta Santa Quaresma, neste espírito e nesse sentido”, finalizou.

 

Saiba mais sobre  esse momento no Convento da Penha. Acesse: https://conventodapenha.org.br/quaresma-tempo-de-se-exercitar-de-forma-mais-intensa-na-intimidade-com-deus/