Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração marca encerramento do Ano Clariano em Luanda

13/08/2012

Notícias

“A nossa vocação é o maior de todos os benefícios que recebemos e diariamente continuamos a receber do Pai das misericórdias” (Test. Cl.2). O Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus de Luanda, Angola, concluiu solenemente os festejos dos 800 anos de Fundação das Clarissas. Desde o Domingo de Ramos de 2011, o Mosteiro do Bairro Palanca, com frequência realizou eventos, de cunho espiritual, para lembrar, festejar e celebrar essa data tão importante para toda a Família Franciscana.

O Mosteiro é muito frequentado por fiéis de toda Luanda, especialmente aos domingos, na Missa da manhã. A paróquia São Lucas, Palanca, participou todos os dias da Novena. No dia 2 de agosto de 2012, Festa de Santa Maria dos Anjos, teve início a última etapa de preparação da celebração dos 800 anos, com a Novena de Santa Clara e que constou da seguinte programação: Dia 2,  quinta-feira, 1º dia – Tema:  Missão Profética de Clara. Convidados especiais – Pastoral Juvenil da Paróquia S. Lucas e os frades do Palanca; 2º dia – Tema: Clara a Irmã Cristã. Convidados – Comunidade Santa Catarina. (Por ser o dia da vigília paroquial no Kimbo, às 23 horas foi feita uma visita ao Mosteiro por todos os participantes da vigília, onde as irmãs deram uma palavra de agradecimento e de convite para participarem dos festejos); 3º dia – Tema: A Vocação de Santa Clara.  Convidados – Catequese da Comunidade S. José;. 4º dia – Tema: A Firmeza em Santa Clara. Convidados – Paróquia São Lucas e Frades Menores de Viana; 5º dia – Tema: Clara, o serviço do Lava-pés. Convidados – RCC de São José e S. Catarina e Família Salesiana; 6º dia – Tema: Clara, mulher Eucarística. Convidados – Ação Feminina e Família do Verbo Divino; 7º dia – Tema: Clara, modelo de contemplação. Convidados – OFS e Jufra; 8º Dia – Tema: Clara, pobre como Maria. Convidadas – Madres da Paróquia São Lucas e OFM Cap. Nesta noite houve vigília no Mosteiro; 9º dia – Tema: Clara, mestra da vida espiritual. Convidados – Apostolado de Oração, Legião de Maria e os frades do Palanca e de Quibala.

A Conclusão da Novena foi com o Trânsito de Santa Clara. Além das comunidades, grupos e pastorais havia muita gente participando. Finalmente, dia 11, grande Festa, dia de Santa Clara de Assis e celebração dos 800 anos de Fundação das Clarissas. Com presença de muitos fiéis, religiosos (as), diáconos, seminaristas, postulantes, candidatos (as) à vida religiosa, teve início a Santa Missa presidida por Dom Antônio Jaca, bispo da Diocese de Caxito (Irmão da Abadessa) e concelebrada por Dom Filomeno, bispo da Cabinda e por muitos sacerdotes.

Com a igreja superlotada, mesmo assim conseguiu-se fazer a tâmbula (oferta) de produtos e alimentos, carregados na cabeça por uma centena de “mamás”. Após a homilia, as Clarissas renovaram seus Votos e “dançaram cantando” (ação de graças) pelo dom da vocação expresso em várias línguas nacionais. Como mensagem final, a Ordem Franciscana Secular (OFS) encenou e cantou a “Perfeita Alegria”.

Por fim, a Abadessa, Ir Anuarite, fez os agradecimentos devidos mencionando a todos os que colaboraram para a realização da Festa bem como por toda a assistência que elas têm recebido do povo, dos frades e da própria Igreja e destacou: “Agradecemos a todos que ao longo do ano nos acompanharam com suas orações, participaram com a sua presença amiga nos louvores, ações de graças, reflexões, levadas a cabo neste Santuário em honra desta nossa Santa Fundadora, dom de Deus para a sua Igreja e para toda humanidade”. No almoço de confraternização, o dom da partilha fez-se sentir, onde todos comeram a ainda sobrou, graças a generosidade do povo. As irmãs preparam uma parte da alimentação e os fiéis também trouxeram seu “farnel” e posto em comum … sobrou. Com a Missa Solene do dia de Santa Clara, concluiu-se os festejos com “chave de ouro”. Parabéns Clarissas! Paz e bem a todos.