Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebração de Ação de Graças marca “I Congresso Online” da Federação dos Meninos Cantores do Brasil

11/10/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – “O ‘I Congresso Online Pueri Cantores’ é um evento realizado pela internet com objetivo de motivar, incentivar e dar esperança aos corais de meninos, meninas e de jovens de todo o Brasil e do mundo, que devido à pandemia estão com seus coralistas em casa e impedidos de continuar sua missão de evangelizar e de cantar os louvores a Deus através da música e do canto na liturgia”. Foi com essas palavras que o celebrante, Frei Marcos Antônio de Andrade, iniciou a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Federação dos Meninos Cantores do Brasil, que começou às 10 horas deste domingo (11/10).

No comentário inicial, o maestro do Instituto dos Canarinhos de Petrópolis (IMCP), Marco Aurélio Lischt, saudou todos os coros participantes do “I Congresso Online Pueri Cantores” da Federação, são eles: Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ), Coral de Pratápolis (MG), Coral Mater Verbi (MG), Coral Carpe Diem (SC), Coral Pequenos Cantores de Cássia (MG), Coral Pequenos Cantores de Passos (MG), Coral Canarinhos de Itabirito (MG), Meninos Cantores de Campinas (SP), Coral Arautos do Grande Rei (SC), Coral Meninos Cantores de Novo Hamburgo (RS), Coral Meninos Cantores de Nova Erechim (SC), Coral Mater Eclesiae (MG) e o Coral Canarinhos de Campo Largo (PR). Acolheu especialmente a Delegação da República Democrática do Congo que também está participando do “I Congresso Online”. A celebração foi transmitida ao vivo e em cadeia pela Rádio Imperial de Petrópolis, pelo Facebook da Paróquia do Sagrado e do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e também através do canal do YouTube Pueri Cantores do Brasil.

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é o coro mais antigo do país e desde 1942 canta na Missa das 10 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Dedica-se ao anúncio do Reino por meio da arte e da música e anuncia a todas as nações a alegria e a beleza da Páscoa de Jesus Cristo. Neste ano, devido às restrições sanitárias, os frades do Tempo da Teologia do Convento Franciscano do Sagrado assumiram este compromisso, e sob a regência de Marco Aurélio, continuam evangelizando através da música. “Nestes tempos de pandemia, agradeço a disponibilidade dos frades que estão nos ajudando a rezar e elevar nossos louvores a Deus”, destacou o celebrante.

Frei Marcos Andrade começou sua reflexão dirigindo-se a todos os corais da Federação do Brasil. “Na pessoa do presidente Messias Donizete Faleiros, quero dizer a todos os coros dos meninos e das meninas para que continuem firmes. Estamos esperando vocês de volta para nos ajudarem a cantar e louvar o nosso Deus em nossas celebrações. Mantenham firmes a esperança e a fé porque tudo isso vai passar”, disse o frade. “A eucaristia é sempre sinal de esperança e é essa a nossa mensagem no dia de hoje”, acrescentou.

Sobre a liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum, Frei Marcos refletiu sobre o banquete narrado no Evangelho de Mateus (22, 1-14). Para ele, o banquete significa o encontro fraterno, o ágape de irmãos e irmãs e o encontro do amor. “Isto concretamente para nós é a eucaristia”, sublinhou. “Cada domingo viemos comer e beber da Palavra de Deus e da refeição sagrada do seu Corpo e do seu Sangue. É isso que Jesus nos recorda hoje, quando compara o Reino dos Céus com o Rei que preparou uma grande festa para o casamento de seu Filho”, revelou.

Para Frei Marcos, o Rei pede aos empregados que convidem para a festa os chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, mas eles não quiseram ir. Então o Rei diz aos empregados para convidarem aqueles que estão nas encruzilhadas do caminhos: os pobres, prostitutas, ricos, enfim, a todos. “Muitas vezes somos nós que estamos nas encruzilhadas da vida e não ouvimos o convite, querendo cuidar apenas das nossas ocupações”, ressaltou.

Segundo Frei Marcos, para participarmos do banquete precisamos estar revestidos para a festa. Revestidos de força, como afirma São Paulo na segunda leitura. “No Batismo recebemos este traje que é a veste branca e é com essa veste que nós devemos participar do banquete. Em cada celebração queremos nos revestir de Jesus Cristo, dos seus gestos concretos, palpáveis, visíveis, tocáveis”, explanou.

“Cada vez que estendemos as mãos, partilhamos os bens, sentimentos, cada vez que damos esperança ao próximo, estamos nos revestindo de Cristo ressuscitado. E hoje estamos aqui nesta festa, para buscarmos forças em Cristo. Nos alimentamos de sua palavra e de seu Corpo e Sangue. Que possamos assumir a missão que Deus deu a cada um de nós. Que estejamos sempre atentos para ouvir o convite do Senhor para participarmos do seu banquete e da sua festa que é a eucaristia. No Reino de Deus não haverá mais fome, dor e doença, mas, haverá sempre a sua presença viva em nosso meio”, concluiu.

Após a comunhão, Frei Marcos fez memória dos fundadores da Federação Nacional, que foi criada em 1967 pelo Frei Leto Bienias e Pe. José Maria Wiesniesvsky. Destacou também a importância e condução por muitos anos do do franciscano e músico Frei José Luiz Prim. Lembrou do regente Teodolino José de Souza, conhecido como Théo, do Coral dos Canarinhos de Campo Largo (PR), que neste ano faleceu vítima da Covid-19.

“Que Maria nossa mãe interceda a Deus por cada um de nós, por todos os coros da Federação, nos concedendo esperança e força, para continuarmos nossa missão revestidos de Cristo”. Logo em seguida, convidou o coro dos frades a entoar um cântico em louvor a Maria. “Continuemos conectados pelo coração. Contem com nossa oração e apoio. Se Deus quiser, em breve estaremos novamente todos juntos”, disse o celebrante encerrando a celebração com a solene bênção final.

VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO