Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cerimônia de Investidura acolhe novos integrantes do Coral dos Canarinhos

16/02/2020

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Neste domingo (16/02), durante a Celebração Eucarística das 10 horas, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ) recebeu oficialmente dez novos integrantes. A Cerimônia de Investidura foi celebrada pelo diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP), Frei Marcos de Andrade, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, e contou com uma igreja lotada, especialmente pela presença dos pais e padrinhos dos novos integrantes. Depois de um ano no Curso de Aprendizes, esse momento marca a passagem para o coro principal do coral mais antigo do país e que desde 1942 canta na Missa das 10 horas.

Logo no início da celebração, Frei Marcos saudou a todos e disse da alegria que é acolher novas crianças e adolescentes no coral dos Canarinhos. Lembrou que fazer parte deste projeto é assumir um serviço a Deus e a Igreja. O celebrante iniciou o rito de recepção dos meninos cantores logo depois da proclamação do Evangelho do 6º Domingo do Tempo Comum. Chamando cada um pelo nome, lembrou que quem faz este chamado por primeiro é o próprio Deus.

Em sua reflexão, o celebrante disse que viver a lei pela lei, como o Evangelho narra, não significa nada. “Não basta cumprir o preceito da missa dominical, Jesus quer mais. Quer uma mudança de vida, uma transformação. E todos nós sabemos que o aprimoramento da lei de Jesus se resume numa palavra só: o amor”, revelou.

Segundo o frade, para viver essa lei do amor exige-se ações efetivas. “E nós sabemos como é difícil transformar o amor em gestos concretos. Exige de nós uma decisão de vida, que às vezes dói. Porém, o Senhor nos convida continuamente a rompermos com um modo de vida para assumirmos outro”, frisou.  

O celebrante explicou que a entrada dos novos meninos no coro significa que, através do canto, eles vão dirigir a Deus “nossas preces e pedidos”, que às vezes “nos nossos limites de adultos não conseguimos”. “Essas crianças que hoje disseram seu sim servem para nós como exemplo. É uma decisão, é isso que o Evangelho de hoje nos pede: decidirmos e renunciarmos tantas coisas para assumirmos um único projeto”, ensinou. “Que o Senhor nos ajude a cada vez mais fazermos a opção de vivermos o amor”, concluiu.

Em seguida, deu-se continuidade ao rito da investidura dos novos participantes do coral. Frei Marcos interrogou-os e depois abençoou as vestes sacras, as cruzes, e os livros de cantos, que serão utilizados nas atividades do coral. Esse compromisso foi firmado perante Deus e toda a assembleia. Depois, com as vestes já abençoadas, os padrinhos os vestiram com as túnicas vermelhas e, das mãos do diretor do IMCP, receberam a cruz, o livro de canto e a veste branca. No final do rito, Frei Marcos abraçou cada novo menino cantor desejando a paz de Cristo. Todo povo reunido os saudou com uma longa salvas de palmas.

Depois da comunhão, o regente Marcos Aurélio Lischt convidou os novos membros cantores a se juntarem ao coro, para juntos entoarem o canto de ação de graças “Magnificat”, de Hendrik Andriessen. A partir deste domingo, o Coral dos Canarinhos, que neste ano completa 78 anos de existência, passa a contar com Arthur de Vieira Sobral, Arthur dos Santos Faustino, Fábio Henrique de Paula Diniz, Gabriel Araújo de Castro Lomar, Igor dos Santos Moraes, João Victor Jaccoud Sevilla de Carvalho, Miguel Dardes Ramos Barbosa, Miguel Duarte Leitão, Nicolas Marques Viana de Paiva e Ravy Queiroz Pires.

Mais informações sobre as atividades do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser obstidas pelo telefone (24) 2104-4141, pelo Facebook.com/canarinhosdepetropolis ou pelo site www.canarinhos.com.br.


VEJA MAIS IMAGENS