Paróquia Santa Clara de Imbariê celebra o Tríduo em honra à sua padroeira
11/08/2025

A Paróquia Santa Clara de Assis, do bairro Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), viveu dias de intensa espiritualidade e comunhão fraterna durante a realização do Tríduo em preparação à festa da sua padroeira. Entre momentos de oração, louvor e reflexão, a comunidade paroquial se uniu para celebrar o exemplo de vida e santidade de Santa Clara, modelo de simplicidade, humildade e amor a Deus.
O Tríduo teve início na Solenidade de São Domingos Gusmão, 8 de agosto, em que reunidos como comunidade de fé, vivemos um momento especial na comunidade cujo ele é o Padroeiro. Vivendo sua experiência de fé, no mesmo período histórico de Francisco e Clara de Assis, Domingos foi um grande pregador da Igreja e é celebrado por nós Franciscanos como nosso Pai, pela sua proximidade com Francisco e seus Filhos e filhas. Durante a homilia, nosso pároco, Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, nos convidou a contemplar a vida e missão de São Domingos, destacando sua profunda devoção ao Verbo Encarnado, Jesus Cristo, e o seu amor filial à Virgem Maria. Foi a partir dessa intimidade com Cristo e com a Mãe de Deus que São Domingos encontrou força para anunciar o Evangelho com coragem, iluminar os corações e ser um verdadeiro “sal da terra e luz do mundo”. No fim da Celebração realizou-se as orações em honra a Santa Clara exaltando suas virtudes e sua fidelidade no seguimento de Cristo ao modo de Francisco de Assis.
No segundo dia do Tríduo (09/08), as comunidades reunidas por proximidades geográficas meditaram e rezaram a temática: Clara, Mulher de Esperança. Clara nos ensina que a esperança cristã não é um sentimento vago ou ingênuo, mas uma força interior que brota do encontro profundo com Cristo. Em sua época, ela também enfrentou um mundo em mudança, onde a voz feminina era silenciada e onde seguir o Evangelho radicalmente era visto com desconfiança. Mesmo assim, não recuou. Com coragem, deixou tudo para viver em comunhão com o Senhor, confiando não nas estruturas do mundo, mas na fidelidade de Deus. O que no silêncio de São Damião, cultivou uma esperança ativa: rezava, trabalhava, cuidava das irmãs, escrevia cartas de ânimo, intercedia pelos necessitados. Sua vida contemplativa não era fuga, mas presença. Sua clausura não era isolamento, mas comunhão com os sofrimentos do mundo. Sua fé inabalável no Cristo pobre e crucificado tornou-se farol em meio à escuridão. Diante da injustiça, ela nos inspira a viver com simplicidade e solidariedade. Diante das incertezas do futuro, ela nos ensina a confiar: Deus não decepciona. Como ela mesma escreveu: “Ama a pobreza, pois Cristo foi pobre; olha para Aquele que te chama e não olhes para trás.”

No terceiro dia do Tríduo (10/08), 19° Domingo do Tempo Comum, as comunidades reunidas celebraram Santa Clara de Assis como mulher de claridade, simplicidade e entrega total a Deus. Irmã espiritual de São Francisco, viveu com profundidade a pobreza evangélica, a oração e o serviço, tornando-se exemplo para todos que buscam seguir Cristo de forma humilde e verdadeira. Clara é lembrada como perfume das coisas puras, luz que clareia caminhos tortuosos e frescor que renova corações cansados. Seu testemunho convida a vencer o egoísmo e as trevas do isolamento, cultivando a simplicidade, a contemplação e o amor ao próximo. Comparada à lua que reflete a luz do “Sol de Assis”, Clara permanece como intercessora fiel, levando aos céus as súplicas de seus devotos e inspirando comunidades a viverem na luz do Evangelho. Nesta celebração também se recordou o Dia dos Pais.
A participação expressiva dos paroquianos e visitantes demonstrou a força da devoção a Santa Clara na região. Os momentos de confraternização, realizados após as celebrações, também proporcionaram um clima de alegria e partilha, características marcantes da vida franciscana.
Encerrando o Tríduo, todos se prepararam para a grande solenidade da festa da padroeira, celebrada neste dia 11 de agosto, quando a Igreja recorda a vida e a obra de Santa Clara de Assis, discípula fiel de São Francisco e fundadora da Ordem das Clarissas. Assim, a Paróquia Santa Clara de Assis, em Imbariê, renovou seu compromisso de viver e testemunhar o Evangelho, inspirada pelo exemplo luminoso de sua padroeira, fortalecendo a fé e a união entre seus membros.
Texto: Frei Franklin Matheus, ofm/ Fotos: Pascom









