Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cardeal Leonardo Steiner: Um Espírito Novo, de fraternidade, de convivência.

04/12/2022

Notícias

Roma, 4 de dezembro de 2022. Está manhã o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Arcebispo de Manaus (Província da Imaculada Conceição, Brasil). Tomou posse como Titular de São Leonardo de Porto Maurício em Acilia.

No II Domingo do Advento, o purpurado que se tornou Cardeal pelo Papa Francisco no consistório realizado no último dia 27 de agosto, presidiu a Celebração Eucarística em um clima solene e, ao mesmo tempo, festivo.  “É belíssimo como o texto do Evangelho, hoje, nos fala da conversão, de um novo espírito, do batismo da conversão”, disse ele durante a homilia. “Este tempo de Advento se chama caminho rumo a Belém, e é um caminho de conversão”. É o caminho de um espírito novo: espírito de fraternidade, espírito de convivência, espírito de esperança. Mas também espírito que sabe louvar, agradecer. Esta é a beleza da nossa fé: uma vida capaz de louvar e agradecer a Deus”.

O Cardeal Steiner expressou sua gratidão ao Pontífice por haver recebido o Título de São Leonardo de Porto Maurício, “porque ele também era um frade menor”.

A paróquia, de fato, até 2021 foi confiada aos Frades Menores. Uma história que hoje retoma seu curso, segundo Padre Juan Carlos Silva Yacila, FSA, pároco desde 2021: “Estou muito contente e grato ao Senhor por ter dado Sua Eminência o Cardeal Leonardo, um franciscano que continua a escrever a história da salvação que os frades iniciaram em 1936”. E o Senhor permiti isto sob o olhar de Maria, no sexto dia da sua novena: estamos sob o olhar da Imaculada também nós, filhos de Sant’Ana.

Se trata de uma grande festa para a comunidade paroquial de São Leonardo de Porto Maurício: O Título cardinalício foi instituído pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2016, mas o titular, S. Em. o Cardeal Sebastian Koto Khoarai, por problemas de saúde não pôde mais tomar posse. Por esse motivo, a solenidade dessa celebração foi ainda emocionante para todos os fiéis: dos mais pequeninos, envolvido no serviço litúrgico, aos maiores que acolheram com alegria o “retorno” dos franciscanos a Acilia. “Esta paróquia nasceu franciscana – comentou um dos catequistas – e é um verdadeiro dom do Senhor ser novamente entregue ao carisma de São Francisco graças ao Cardeal Steiner”.

O Título dos cardeais são igrejas na diocese de Roma ligadas a um cardeal no momento da sua criação, e simboliza a unidade do Colégio Cardinalício como instrumento de sustento à atividade pastoral do Pontífice, Bispo de Roma.  O significado do Título foi explicado claramente por Bento XVI, na abertura do Consistório público de 18 de fevereiro de 2012: “Os novos Cardealis, através da atribuição de titular de uma igreja desta Cidade ou de uma Diocese suburbicaria, vem a inserir-se a todos os efeitos na Igreja de Roma, guiada pelo Sucessor de Pedro, para cooperar estreitamente com ele no governo da Igreja Universal”.

 As igrejas titulares são assinaladas por um duplo brasão: à esquerda aquele do Papa pro tempore, e à direita o do cardeal titular.


Melania Bruno (Tradução: Frei Fábio Melo Vasconcelos)


Fonte: https://ofm.org/card-leonardo-steiner-uno-spirito-nuovo-di-fratellanza-di-convivenza.html