Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capítulo termina com a Primeira Profissão dos noviços

18/03/2013

Notícias

Luanda (Angola) – No dia 16 de março, às 15 horas, no Mosteiro das Clarissas, no Bairro Palanca, em Luanda, cinco noviços angolanos fizeram seus primeiros votos na Ordem Franciscana. Com a presença das comunidades, religiosos e religiosas, de modo especial dos Frades Capuchinhos, a igreja ficou lotada de fiéis e de alegria.

O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, disse presidiu a celebração e recebeu os votos dos neoprofessos. “Deus escreve reto por linhas tortas”, disse Frei Fidêncio, referindo-se às dificuldades que os noviços tiveram para conseguirem o visto para fazer o noviciado no Brasil no ano passado. “Conseguiram com atraso e, com isso, concluíram o noviciado em Angola. Não fosse isso nós não teríamos esta bela celebração no dia de hoje. Deus seja louvado pelas maravilhas que opera em nossas vidas”, acrescentou.

Frei Fidêncio destacou ainda: “O Capítulo da Fundação Imaculada Mãe de Deus não poderia terminar de maneira melhor do que esta: com a profissão dos noviços”, completou. Após a Missa, todos participaram de uma singela confraternização.

Parabéns aos nossos confrades professos temporários: Frei Alfredo Elapanga Prego, Frei João Alberto Bunga, Frei Quintino Viqui Samayenje, Santana Sebastião Kafunda e Tiago Manuel Quingando.

NA VÉSPERA DA PROFISSÃO

O último dia do Capítulo Eletivo da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, na sexta-feira (15/3), foi marcado por três grandes momentos: o primeiro foi a eleição do novo governo da Fundação; o segundo foi a avaliação final das propostas feitas pelos frades capitulares nos grupos de reflexão, propostas que foram aprimoradas, esclarecidas e limadas para que o governo eleito possa ajudar na sua execução; e o terceiro momento foi a acolhida durante a celebração eucarística dos cinco confrades noviços em Missa presidida pelo recém-eleito presidente da FIMDA, Frei José Antônio dos Santos.

O Capítulo foi encerrado no sábado à noite com um jantar-recreio, proporcionado carinhosamente pelas funcionárias da Fraternidade do Bairro Palanca. O Ministro Provincial agradeceu, em nome de todos, a disposição dos irmãos da fraternidade que nos acolheram e nos ajudaram muito na questão alimentícia. No sábado de manhã, antes da celebração da Primeira Profissão, o novo governo eleito ainda reuniu-se para o Congresso Capitular, quando define as transferências dos confrades.

Pela equipe: Freis Piaia, Tiago e Tchincocolo