Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capão Bonito, em São Paulo, recebe  a primeira visita missionária dos frades franciscanos

21/08/2024

Notícias

Entre os dias 7 e 14 de agosto, em comemoração ao mês vocacional, ocorreu uma missão vocacional franciscana na cidade de Capão Bonito,  interior de São Paulo. Participaram dessa missão Frei Jeâ Paulo Andrade, Frei Cristian Lopes e Frei Felipe Noronha, do primeiro ano de Profissão Temporária, além das Irmãs Claudete e Leila Aparecida, da Congregação Franciscana de Nossa Senhora de Fátima.

A cidade de Capão Bonito recebeu pela primeira vez a visita dos franciscanos, mais especificamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Uma das comunidades da paróquia tem São Francisco de Assis como santo padroeiro, o que proporcionou um forte apelo carismático franciscano. A maioria das ações missionárias se concentraram nessa comunidade.

Durante os dias de missão, foram realizadas numerosas visitas aos enfermos e fiéis da comunidade. Enquanto os freis e irmãs visitavam as casas, um grupo de leigos da comunidade preparava o almoço, e outros faziam intercessão diante do Santíssimo Sacramento. Na comunidade, foram celebradas missas e outras celebrações franciscanas, além do terço vocacional, que contou com a participação entusiasta de todo o povo, enchendo as noites de oração, de beleza e fé.

No sábado e domingo, os missionários realizaram visitas às turmas de catequese para falar sobre o carisma e a história franciscana, além de promover um encontro com a juventude paroquial. Na segunda-feira, dia 12, além das visitas às casas, foi realizada uma visita à escola do bairro Vila Maria e a um abrigo que acolhe a população de rua da cidade, ações que se mostraram muito proveitosas para todos os envolvidos.

No último dia de missão, houve uma missa de encerramento, com a presença do padre Júnior, pároco da matriz, e de muitos membros da comunidade São Francisco e de toda a paróquia. Na ocasião, leigos e missionários compartilharam testemunhos sobre a experiência missionária e expressaram agradecimentos mútuos. A irmã Leila, da Congregação Franciscana de Nossa Senhora de Fátima, partilhou: “Participar da missão em Capão Bonito foi para mim um momento muito especial e enriquecedor, uma experiência que vou guardar com muito carinho. O povo simples e acolhedor, mesmo com as dificuldades que enfrentam, permanece firme na fé. Retornei para minha fraternidade com o vigor renovado. Gratidão pelo convite do Frei Jeâ para participarmos desta semana missionária. ”

Essa missão, realizada em uma paróquia onde o carisma franciscano ainda não era conhecido, foi uma oportunidade única de levar São Francisco e sua mensagem a tantas pessoas que ainda não haviam tido contato com a espiritualidade desse santo.

Os frades nas feiras vocacionais

No fim de semana dos dias 18 e 19 de agosto, ocorreram as tradicionais feiras vocacionais nas dioceses da Grande São Paulo, em Santo Amaro e Osasco. Os frades e alguns vocacionados se dividiram para estar presentes nos dois eventos, que aconteceram simultaneamente.

Os frades ordenados auxiliaram nas confissões, enquanto os frades em tempo de pós-noviciado e os vocacionados interagiram com os jovens que vinham conversar ou tirar dúvidas sobre a vocação franciscana.

Os dias ensolarados e quentes favoreceram o evento, que contou com grande público de jovens e com variados shows de artistas católicos. Muitas congregações e Institutos de Vida Consagrada puderam apresentar seus diferentes carismas, esclarecendo os jovens em seu processo de discernimento vocacional.

Nos finais de semana seguintes, Frei Jeâ e Frei Gabriel Dellandrea marcaram presença na Jornada Regional da Juventude da Região Sé, evento que possui forte apelo vocacional, e na Feira Vocacional da Diocese de Guarulhos. O desafio constante para os frades é garantir que o carisma franciscano permaneça vivo e presente. Em meio a tantas possibilidades de caminhos vocacionais, os frades não podem deixar de evidenciar esse itinerário, que nos move e impulsiona para o seguimento de Cristo, um caminho que vale a pena ser buscado e vivido.


Texto: Frei Felipe Noronha