Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Moser é lembrado como ‘missionário mártir’ pela Igreja

22/03/2017

Notícias

moser_220317_830

Roma – Frei Antônio Moser será lembrado como “mártir” pela Igreja Católica nesta sexta-feira, 24, durante o 25º Dia Mundial de Oração e Jejum pelos Missionários Mártires. O frade franciscano desta Província está entre os religiosos mortos no ano de 2016. Como acontece todos os anos, a data é celebrada no mesmo dia em que se celebra o aniversário de assassinato do arcebispo de El Salvador, dom Oscar Romero (24 de março de 1980). A iniciativa desde dia tem como objetivo lembrar, com oração e jejum, todos os missionários que foram mortos no mundo e todos os agentes pastorais que derramaram seu sangue por causa do Evangelho.moser_220317-cartazO evento, que terá o tema “Não tenha medo”, começou a ser celebrado por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Pontifícias Obras Missionárias de Itália, em 1993.

“Não tenha medo’ é o convite que aparece em cada teofania e é a frase que o Ressuscitado repete muitas vezes quando aparece aos seus discípulos. É um convite que ajuda a lidar com momentos sombrios, difíceis, de perseguição, sabendo que o Senhor está sempre próximo de cada um de nós. ‘Não tenha medo’ para enfrentar a injustiça por causa do Evangelho”, explica Alex Zappalà, responsável pelo Movimento Missionário Italiano dos Jovens.

De acordo com a Agência Fides, “o Dia é atualmente assinalado em muitas dioceses, realidades juvenis e missionárias e institutos religiosos dos vários continentes”. Nos últimos 36 anos, mais de 1200 agentes pastorais perderam a vida “de modo violento”.

Para celebrar os mártires, o Movimento Juvenil Missionário convida as comunidades paroquiais e de vida consagrada, os seminários e os noviciados, a criar na Igreja “o ângulo do martírio”, utilizando uma cruz, uma faixa vermelha e escrevendo os nomes das missionárias e dos missionários mortos no ano; informar-se se na própria diocese houve missionários mortos e dar a conhecer o testemunho deles; realizar um gesto de reconciliação com os membros de outras confissões religiosas.

Segundo o Movimento, as famílias podem realizar um gesto de reconciliação entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs, entre membros da mesma família; rezar todos juntos pelos missionários assassinados. Os jovens são convidados a visitar os que estão sós e oprimidos pelos sofrimentos (no hospital, numa casa de repouso, na prisão, doentes ou idosos sozinhos em casa), a viver e promover o Dia na própria paróquia e na própria diocese.

Religiosos e agentes pastorais mortos em 2016

Jesus Cristo é o primeiro mártir, o primeiro que dá a vida por nós, e deste mistério de Cristo começa toda a história do martírio cristão, desde os primeiros séculos até hoje”.
(Papa Francisco)

13-fevereiro13 de fevereiro 2016

Elias Abiad
Aleppo – Síria

Aos 22 anos, era um jovem voluntário da Caritas na Síria. Ele foi morto por morteiros no distrito de Sulaymaniyah, enquanto  estava verificando o tanque de água em um telhado. Elias estava envolvido em projetos de assistência da Cáritas em Aleppo desde setembro de 2014.

 

4-marco

4 de março

Ir.Marguerite, Ir. Reginette, Ir. Anselm e Ir. Judith
Aden – Iêmen

Quatro irmãs Missionárias da Caridade, dois ruandesas, uma indiana e uma queniana foram trucidadas por um comando de homens armados. Além das irmãs, o condutor, pelo menos, dois outros funcionários da comunidade e também os idosos e pessoas com deficiência assistidas pelas freiras, foram mortos. Para o Papa Francisco, foi um ato de violência insensata e diabólica.

 

9-marco

9 de março

Frei Antônio Moser
Rio de Janeiro – Brasil

Frei Moser tinha 75 anos quando foi morto durante uma tentativa de assalto na rodovia Washington Luiz. Frei Moser, da Ordem dos Frades Menores (OFM), era diretor da Editora Vozes e tinha participado o último Sínodo dos Bispos sobre a Família como colaborador da Secretaria Especial. Tinha escrito muitos livros e ofereceu uma grande contribuição para Igreja do Brasil.

 

20-marco20 de março

Pe. Vincent Machozi
Vitungwe-Isale, Nord Kivu – República Democrática do Congo

O sacerdote foi morto à noite por soldados das Forças Armadas congolesas que invadiram um centro de social onde os líderes que estavam reunidos para reflexão sobre a paz. Eles disseram que iriam matar o líder Pe. Vincent e o atingiram no pátio. Ele já tinha escapado a sete ataques e denunciou muitas vezes o sofrimento da população Nande causada por diferentes grupos armados dedicados à exploração ilegal de coltan (mineral columbite).

 

25-marco

25 março

Uvira, Sud Kivu – República Democrática do Congo
Um operador Cáritas di Uvira

Um funcionário da Cáritas foi morto em uma emboscada da Estrada Lubumba, perto de uma ponte, a mais de 40 km de Uvira. O veículo da Cáritas estava encarregado de transportar os salários dos professores de Fizi. Os ladrões obrigaram o motorista a sair do veículo antes de matá-lo com um tiro na cabeça. Ele morreu durante o trajeto para o hospital.

 

30-marco30 de março

Pe. Darwin Antonio Zambrano Gamez
São Cristóvão – Venezuela

Sacerdote da diocese de San Cristobal, na Venezuela. Seus restos mortais foram encontrado em um parque na cidade de San Cristobal na manhã seguinte e mostravam sinais de violência e facadas. As razões pelas quais ele foi morto permanecem desconhecidas. Ele era vigário assistente e era conhecido por seu espírito de serviço, humor e alegria.

 

10-abril10 de abril

Waynesboro, Geórgia – Estados Unidos
Dom Rene Wayne Robert

Sacerdote da Diocese de Saint Augustine, na Flórida, morreu aos 71 anos de idade. Seu corpo só foi encontrado no dia 18 de abril, em Waynesboro, através da confissão de um homem preso pela polícia enquanto estava dirigindo o carro do sacerdote. Deve ter sido morto em 10 de abril, a última noite em que foi visto. Ele trabalhou na pastoral das prisões, comprometendo-se em favor de ex-prisioneiros, desempregados e marginalizados e privados de direitos civis.

 

20-maio20 de maio

Ir. Veronica Rackova
Yei – Sudão do Sul

Eslovaca missionária das Irmãs Missionárias do Espírito Santo. Ela tinha 58 anos quando foi ferida numa emboscada na estrada do Sudão em 16 de maio e faleceu no dia 20 de maio, no Hospital de Nairobi, no Quênia, onde tinha sido levada imediatamente depois do atentado. Por volta de meia-noite, ela recebeu um telefonema de uma mulher que estava tendo um parto difícil. Imediatamente foi para o centro de saúde que ela dirigia. No retorno foi atingida por tiros disparados por soldados do Exército de Libertação do Povo do Sudão.

 

27-junho27 de junho

Loboc – Filipinas
Pe. Marcelino Biliran

Sacerdote da igreja de São Pedro Apóstolo, na cidade de Loboc, Filipinas, foi encontrado morto em sua residência em 27 de junho. No começo, acreditava-se em suicídio, mas investigações posteriores refutaram essa hipótese, segundo a Igreja local e as autoridades que confirmaram se tratar de um assassinato.

 

22-junho22 de junho

Otukpa, Benue – Nigéria
Dom John Adeyi

Vigário geral da Diocese de Otukpo, no Estado de Otukpa, na Nigéria, foi sequestrado em 24 de abril. Seus restos mortais foram encontrados dois meses depois, em 22 de junho, perto Otukpa, sua cidade natal. Os sequestradores exigiram um resgate para libertá-lo. Apesar de a família ter entregue o montante solicitado, o sacerdote não foi libertado.

 

27-julho27 de julho

Saint-Etienne-du-Rouvray, Normandia – França
Pe. Jacques Hamel

Sacerdote de 84 anos foi morto enquanto celebrava a Missa. Dois terroristas do Estado Islâmico entraram durante a celebração, mataram o padre e feriram três fiéis. Entre os reféns, duas freiras, enquanto uma terceira pessoa conseguiu escapar e avisar a polícia.  Os assassinos fizeram o padre se ajoelhar, o degolaram e gravaram o crime. O Papa Francisco autorizou o início do processo de beatificação do sacerdote francês.

 

11-agosto11 de agosto

Basankusu – República Democrática do Congo
Un funcionário da Cáritas de Basankusu

Um funcionário da contabilidade da Cáritas de Basankusu, na província Equateur, na República Democrática do Congo, foi morto em 11 de agosto por dois bandidos, a cerca de 50 km de Basankusu, para roubar-lhe os salários dos professores do território Befale.

 

25-agosto25 de agosto

Nkanu, Enugu – Nigeria
Lazarus Nwafor

Seminarista de 26 anos, natural de Imo, na Nigéria, foi morto em 25 de agosto durante um ataque de um grupo armado da etnia Fulani na comunidade de Ndiagu Attakwu, em Nkanu, durante o qual outras pessoas foram feridas e mortas.

 

25-agosto-suor25 de agosto

Ir. Margaret Held e Ir. Paula Merril
Durant, Mississippi – Estados Unidos

As duas irmãs  americanas, ambas de 68 anos, foram mortas a facadas em sua casa em Durant, provavelmente por um ladrão. Elas serviram como enfermeiras em um centro de saúde que assistia gratuitamente famílias que não podiam pagar os cuidados médicos. Em 25 de agosto, não as vendo chegar pontualmente à casa, vizinhos alertaram a polícia depois de verem sinais de arrombamento na casa.

 

2-setembro2 de setembro

Ir. Isabel Solá Matas
Port au Prince – Haiti

Natural de Barcelona, Espanha, tinha 51 anos, e estava em missão no Haiti há muitos anos. Foi morta enquanto dirigia seu carro em uma rua central da capital haitiana Porto Príncipe. Foi atingida por dois tiros durante uma tentativa de roubo. A freira dava assistência como enfermeira a pessoas pobres e desamparadas depois do terremoto de 2010.

 

12-setembro12 de setembro

Esra Patatang
Puncak Jaya, Timika –Indonésia

Catequista e professor de 27 anos, foi morto com um tiro na cabeça no bairro de Puncak Jaya, Papua, sul da Indonésia. Esra ensinava na escola primária há dois anos e  também dirigia uma moto-táxi para complementar o seu salário. Na tarde do dia 12 de setembro transportava um passageiro quando ele foi morto. “Esra continua a ser um exemplo para os jovens indonésios, por sua dedicação para servir os outros com alegria em uma situação social tensa e difícil em Papua”, disse D. Antonius Haryanto de Conferência Episcopal da Indonésia.

 

19-setembro19 de setembro

Pe. Alejo Nabor Jiménez Juárez e Pe. José Alfredo Suárez de la Cruz
 Poza Rica, Veracruz – México

Os dois padres foram sequestrados na noite de domingo, 18 de setembro, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na periferia extrema da cidade de Poza Rica, na parte norte do estado de Veracruz. Seus corpo foram encontrados na manhã seguinte numa estrada em Papantla Poza Rica. Um funcionário da Paróquia, sequestrado com eles, foi encontrado vivo. A área tem sido palco de violentos confrontos entre cartéis de drogas por anos.

 

24-setembro24 de setembro

Pe. José Alfredo Lopez Guillen
La Guayaba, Michoacan – México

O padre foi sequestrado no dia 19 de setembro e seu corpo foi encontrado no dia 25 de setembro, na cidade conhecida como “La Guayaba”, no município de Michoacan, não muito longe do lugar onde Pe. Lopez Guillen era sacerdote da igreja da Santíssima Trindade. O padre foi morto a tiros e muitos pertences em sua residência foram roubados.

 

9-outubro9 de outubro

Pe. Francisco Carlos Barbosa Tenorio
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro – Brasil

O padre Francisco Carlos Barbosa Tenório, 38 anos, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi encontrado morto na manhã do dia 9 na região conhecida como Via Light, localizada no mesmo bairro. O padre Francisco tinha duas marcas de facadas, uma no ombro e outra no peito. Era pernambucano e estava no Rio de Janeiro há cerca de dez anos. Estava à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Benedito, há pouco mais de um ano e era uma pessoa muito tranquila.

 

11-outubro11 de outubro

Pe. João Paulo Nolli
Rondonópolis, Mato Grosso – Brasil

O padre João Paulo, pároco da Paróquia São José Esposo, localizada em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), foi assassinado por ladrões e seu corpo foi encontrado no bairro Rosa Bororó. O caso foi tratado como latrocínio, já que carro e o celular foram roubados.  Seu assassinato gerou comoção em diversas cidades de Mato Grosso. Para a diocese de Rondonópolis-Guiratinga, “foi uma grande perda, pois além de fervoroso pároco, era um irmão, colega e amigo”.

 

22-outubro22 de outubro

Pe. Joseph Mulimbi Nguli
Katuba, Lubumbashi – Repubblica Democrática do Congo

Vigário da paróquia de San Martino no município de Katuba, na República Democrática do Congo, ele tinha 52 anos quando foi morto em uma emboscada na noite entre 21 e 22 de outubro de 2016. Quando voltava para casa, o padre foi atingido por um golpe no estômago quando chegava a sua casa. A deterioração das condições de segurança em grandes partes do país tem sido repetidamente denunciada pelos bispos congoleses, que também denunciam ataques nas paróquias e algumas comunidades religiosas.

 

25-outubro25 de outubro

Pe. José Fortunato Bedoya Franco
Rionegro, Antioquia – Colômbia

Missionário de 91 anos, morreu na tarde do dia 25 de outubro em Rionegro, na Colômbia. Ele foi encontrado em uma rodovia, desmaiado e foi resgatado e levado ao Hospital San Juan de Dios. De acordo com testemunhos de alguns transeuntes, o missionário tinha sido atacado na rua por uma pessoa com uma seringa na mão, provavelmente em uma tentativa de assalto. No hospital, verificou-se que tinha sido injetado veneno no seu corpo.

 

29-novembro29 de novembro

Ir. Clara Agano Kahambu
Bukavu, Sud Kivu – República Democrática do Congo

Religiosa congolesa da Congregação das Irmãs Franciscanas Escola de Cristo Rei, foi morta em 29 de novembro, em Mater Dei de Bukavu, quando trabalhava na escola da congregação. Quando estava no escritório atendendo uma aluna, um homem apareceu dizendo que queria inscrever sua filha no ensino religioso, quando esfaqueou a religiosa. O agressor foi capturado mas a religiosa não resistiu ao chegar ao hospital. Ensinava psicologia, pedagogia e catequese. Ela foi diretora do Centro pastoral “Mater Dei”, onde ele ensinou a ler e escrever meninas pobres.