Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assis: 800 anos atrás, o encontro entre Francisco e Antônio

29/05/2021

Notícias

                                                                                              Francisco e Antônio: Giotto, Basílica de São Francisco, Assis, Séc. XIII

Tem início na tarde deste sábado (29/5), na Sala de Imprensa do Sagrado Convento de Assis, uma série de iniciativas dos Frades Franciscanos, por ocasião dos 800 anos do encontro entre São Francisco e Santo Antônio. O evento, que tem como tema “Deus me deu um irmão: Francisco de Assis e Antônio de Pádua há oito séculos do Capítulo das Esteiras”, será transmitido on-line, com um momento de oração e exposição do relicário de Santo Antônio, presidido por dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis, na Basílica Superior de São Francisco.

O evento, promovido pelos Frades das Províncias italianas de Pádua e Assis, recorda o encontro histórico, em 30 de maio de 1221, entre Frei Francisco e Frei Antônio, jovem náufrago proveniente de Portugal, e todos os Frades da Ordem, que conseguiram chegar a Santa Maria dos Anjos para a grande assembleia do Capítulo das Esteiras.

“A iniciativa deste sábado será uma oportunidade para salientar a beleza do encontro entre os dois homens apaixonados por Deus, que continuam a inspirar a nossa vida e a de muitos homens e mulheres de boa vontade”, destacam Frei Marco Moroni, Custódio do Sagrado Convento de Assis, e Frei Roberto Brandinelli, Provincial da Província Italiana Santo Antônio de Pádua.

Confira a programação de hoje
Às 16h na Itália, 11h no horário de Brasília, será realizada uma coletiva na Sala de Imprensa da Basílica de São Francisco de Assis, sobre a iniciativa “Deus me deu um irmão”. Estão confirmadas as participações de dom Felice Accrocca, arcebispo de Benevento; Frei Pietro Maranesi, Instituto Teológico de Assis e Antonianum de Roma; Milvia Bollati (Univ. Cat. Milão); Frei Fábio Scarsato, diretor do “Mensageiro de Santo Antônio”; Frei Carlos Trovarelli, Ministro geral dos Frades Menores Conventuais; Antônio José Emauz de Almeida Lima, Embaixador de Portugal junto da Santa Sé. O moderador do encontro é Frei Enzo Fortunato, diretor da Sala de Imprensa do Sagrado Convento de Assis e da revista mensal “São Francisco”.

O encontro será transmitido ao vivo pelas seguintes páginas no Facebook: @sanfrancescoassisi e @messaggerosantantonio, e também pelo canal de São Francisco de Assis e do Mensageiro de Santo Antônio no YouTube.

Já às 19h na Itália, 14h no horário de Brasília, na Basílica Superior de São Francisco de Assis, dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino, preside à oração da fraternidade, diante do relicário de Santo Antônio de Pádua. A iniciativa faz parte do Projeto “Antônio 2020-2022” para a valorização do triênio de aniversários antonianos.


Fonte: Vatican News ( texto de Manoel Tavares )