Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Aos 82 anos, falece a “Irmã Sorriso” em Guaratinguetá

26/04/2017

Notícias

paulina_260417

Conhecida como “Irmã Sorriso”, faleceu ontem (25/4), aos 82 anos de vida e 57 anos de vida consagrada, Irmã Paulina Ribeiro, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica. Irmã Paulina encontrava-se internada no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá, com pneumonia aguda, onde faleceu.

Por volta da meia-noite seu corpo chegou à Capela do Convento das Graças, que agora é uma Comunidade da Congregação, onde foi velada. Às 10 horas deste dia 26 de abril, os Frades do Seminário Frei Galvão celebram Missa de corpo presente e, em seguida, seu corpo será transladado para a cidade de Pindamonhangaba, a Sede da Congregação e onde está o jazigo das Irmãs Franciscanas Seráficas.

O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, em nome de todos os frades da Província, comunga com as Irmãs Franciscanas Seráficas nessa Páscoa da Ir. Paulina e agradece a Deus pelo carinho e preciosa colaboração desta querida irmã na animação vocacional dos nossos frades e seminaristas.

Ir. Paulina viveu muitos anos no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (segundo dizia, acompanhou 15 turmas de postulantes), e, nesse tempo, os postulantes e seminaristas que passaram por esta etapa tinham um carinho especial por esta irmã, sempre alegre, fraterna, exemplo de vida para as irmãs de sua Congregação e para tantos frades e seminaristas que se formaram ali.

Ir. Paulina nasceu no dia 11 de maio de 1934, em Passa Quatro,  Minas Gerais.  Era filha caçula de Antônio Leite Ribeiro e Maria Francisca da Conceição, uma família mineira muito religiosa.

Aos 14 anos, seu pai deu a ela o livro a Bíblia Sagrada e a vida de São Geraldo Magela. Foi assim que também nasceu no seu coração a semente da vocação para a Vida Religiosa.

No dia 29 de junho de 1957, Ir. Paulina deixou as montanhas de Passa Quatro e foi para o Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba, acompanhada de seu irmão Salvador para dar os primeiros passos como candidata à Vida Religiosa na na Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica.

 18/02/1958 – Ingresso no Postulantado.

08/01/1959 – Recebe o hábito das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica e inicia a vida de penitência, a etapa do noviciado.

09/01/1960 – Professa os primeiros votos na Congregação.

22/12/1965 – Professa os votos perpétuos. Todo esse período até a profissão, ela viveu e trabalhou nas atividades domésticas do Convento em Pindamonhangaba/SP.

Em 1962 – Trabalha como cozinheira na Cúria Episcopal de Goiânia.

Em 1964 – Trabalha como costureira no Seminário dos padres dos Sagrados Corações em Pindamonhangaba. Aqui, ela era tratada pelos seminaristas da Congregação como “Irmã Sorriso”.

Em 1965 – Trabalha como cozinheira no Seminário Santo Afonso na cidade de Aparecida.

Em 1969 – Trabalha como sacristã em São Paulo.

Em 1971 – Trabalha em Mato Grosso na pastoral, e aqui ela fez o que mais gostava: visitar as famílias.

Em 1972 – “Irmã Sorriso” retorna a Pindamonhangaba para trabalhar novamente como costureira no Seminário dos Sagrados Corações.

Em 1985 – Trabalha na Paróquia Nossa Senhora da Glória juntamente com Frei Hans e Dom Bernardo que, na época, era postulante da Província Imaculada dos Frades Menores.

Em 1991 – Trabalha no Seminário Frei Galvão. Dizia com muita alegria que ajudou formar 15 turmas de postulantes.

Em 2005 – Trabalha no Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) em São Paulo, capital. Mesmo com a idade mais avançada não teve medo de enfrentar os desafios da cidade grande. Era conhecida pelos motoristas de ônibus. Não podia sair no portão que os motoristas já paravam para ela.

Em 2006 – Trabalha no noviciado em Pindamonhangaba.

Em 2013 – Passa a residir na Comunidade das Graças e aqui ela fez a última etapa da sua vida. Trabalhava nas pílulas de Frei Galvão, ajudava na louça e atendia muitas pessoas que vinham com alegria visitá-la.

No dia 17/04, Irmã Paulina participou ativamente de uma assembleia em Pindamonhangaba juntamente com Frei José Francisco de Cássia dos Santos, Definidor e Diretor do Sefras, que, com carinho, ajudou nossa irmã chegar até o refeitório e recordou seu tempo de Seminário no Postulantado em Guaratinguetá.

Ela desejou ficar em Pindamonhangaba até dia 22, e ainda teve força de visitar sua grande amiga do coração, “Ritinha”. E foi assim que Ir. Paulina alcançou o céu, realizando com alegria as atividades mais simples da vida.


 

Um pouco de história

Da esq. para dir.: Ir. Bonifatia Vordermayer, Ir. Benedicta Tafelmeier, Ir. Ludmilla Schropp e Ir. Willibalda Mayer.

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica foi fundada no dia 2 de maio de 1854. Foi neste dia que partiram do Convento das Irmãs Franciscanas na cidade de Dillingen, na Alemanha, quatro Irmãs – Maria Ludovika Wille, Maria Adelheid Dollinger, Maria Pia Spar e Maria Hedwig Bader -, com destino a Au am Inn, na Baviera, Alemanha, a fim de fundarem a nova Congregação e uma escola de educação para meninas.

Depois de escalarem altas montanhas, em meio a orações e medo, foram recebidas carinhosamente pelo pároco da pequena Cidade de Au, Monsenhor Joseph Rödle e diversas autoridades religiosas e civis, inclusive o representante do Rei Ludoviko, dando início à Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica. Neste início, elas tiveram como residência o antigo Convento dos Agostinianos, que devido à guerra estava fechado por mais de 50 anos. A Congressão cresceu e, em 1921, enviava ao Brasil as primeiras missionárias: Ir. Benedicta Tafelmeier, Ir. Bonifatia Vordermayer, Ir. Ludmilla Schropp e Ir. Willibalda Mayer. Hoje, com sede provincial em  Pindamonhangaba (SP), a Congregação tem 27 irmãs, que estão presentes no Estado de São Paulo e Nordeste. Ir. Vicentina Monteiro foi eleita Provincial em 2008 para um mandato até 2014.