Falecimento do Frei José Clemente Schafaschek
07/03/2025
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil comunica com pesar o falecimento de Frei José Clemente Schafaschek, nesta sexta-feira, 7 de março, aos 74 anos. Neste dia, às 10h45, o frade veio a óbito, na cidade de Petrópolis (RJ), em decorrência de uma severo AVC sofrido no dia 26 de fevereiro, que provocou edema cerebral grave. Desde então, Frei José Clemente precisou de auxílio mecânico para manter as funções básicas do organismo, em estado de inconsciência. Em continuidade ao acompanhamento hospitalar, constatou-se que o acidente vascular cerebral não permitia perspectiva de melhora e, então, na segunda-feira, dia 3, foram iniciados os cuidados paliativos para amenizar qualquer sofrimento.
DADOS PESSOAIS E FORMAÇÃO
Nascimento: 15/03/1950 (74 anos de idade)
Naturalidade: Porto União, SC.
Admissão ao Noviciado: 20/01/1972
Primeira Profissão: 20/01/1973 (52 anos de vida religiosa)
Profissão Solene: 02/08/1976
Ordenação Presbiteral: 31/12/1977 (47 anos de exercício do ministério presbiteral)
ATIVIDADES EVANGELIZADORAS
1979-1984 – Fraternidade Nossa Senhora do Rosário (Concórdia, SC), como Vigário Paroquial.
1984-1985 – Fraternidade Nossa Senhora da Paz (Água Doce, SC), como Vigário Paroquial.
1986-1988 – Fraternidade Porciúncula de Santana (Niterói, RJ), como Vigário Paroquial.
1989-1994 – Fraternidade Nossa Senhora do Desterro (Quissamã, RJ), como Vigário Paroquial em Conceição de Macabu.
1995-2002 – Fraternidade Patrocínio de São José (Coronel Freitas, SC), como Vigário da Casa e Vigário Paroquial.
2003 – Fraternidade Nossa Senhora do Rosário (Concórdia, SC), em período sabático.
2004-2009 – Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ), como Atendente Conventual.
2010-2012 – Fraternidade Nossa Senhora das Graças (Guaratinguetá, SP), como Atendente Conventual.
2013-2015 – Fraternidade São José (Guaratinguetá, SP), como Atendente Conventual.
2016-2025 – Fraternidade Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ), como Vigário Paroquial.
Frei José Clemente é filho de pais trabalhadores do interior catarinense, de uma família de 10 irmãos, sendo ele o 8º. Seus pais alimentavam uma fé profunda, vivencial que foi transmitida aos filhos. Tinha grande paixão pelos estudos e sua referência religiosa sempre esteve voltada para os franciscanos, sendo incentivado por seus irmãos, que eram catequistas e pelos amigos da família. Também teve influência em sua vocação, o fato de um de seus irmãos mais velhos ter estudado com os franciscanos.
Em certa ocasião definiu como uma das qualidades favoritas de sua atuação como religioso a possibilidade de penetrar no coração das pessoas e sentir vibrar o dom da vida, suas motivações e ajudá-las a orientar este vigor a Deus. Afirmava que isso lhe permitia sentir o pulsar da vida em cada criatura e, a partir disto, o próprio sinal de Deus.
Frei Clemente nasceu no dia 15 de março de 1950, e estava prestes a completar 75 anos de idade. O velório será realizado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus a partir das 15h30 de hoje. Neste sábado, às 7h, será celebrada a missa exequial e, na sequência, o sepultamento ocorrerá no Jazigo do Convento, próximo à Igreja.
“Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal, da qual nenhum vivente pode escapar. Bem aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!”
São Francisco de Assis
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil