Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Antes de seguir para Assis, uma visita aos confrades em Roma

11/05/2015

Notícias

Roma (Itália) – Chegamos a Roma, Frei Fidêncio e eu, ao amanhecer do dia 8, quinta-feira. Na estação de trem Termini, Frei Renato Pezenti, por gentileza e com sorriso largo, nos aguardava. Já no Antoniano, onde ficaríamos hospedados por dois dias, nos encontramos, ainda na manhã do dia 8, com os outros confrades que se dedicam aos estudos em Roma: Frei Ademir Peixer e Frei Leonardo Aurelino. E a partir daí foram só momentos de alegre convivência e “fratelança”: muitas histórias a serem revisitadas, outras, inéditas, a serem contadas, muitos confrades relembrados… Alegria, enfim!

capitulo_chegada

Da esq. para dir.: Frei Renato Pezenti, Frei Fidêncio, Frei Leonardo, Frei Ademir e Frei Walter

Frei Ademir está terminando neste semestre a graduação em Música Sacra, junto ao Pontifício Instituto de Música Sacra. E na noite do mesmo dia 8, pudemos apreciar um concerto em que ele tomou parte, como membro do coral. A apresentação de coro e orquestra do Instituto era em homenagem à Virgem Maria (Tu laetitia Israel). No programa, composições contemporâneas com letra de antigos hinos dedicados a Maria: Salve Regina, Sub tuum presidium, Regina coeli, Ave Regina coelorum, Alma redemptoris mater, Tota pulchra.

chegada_capitulo

Frei Fidêncio e Frei Walter, nossos capitulares em Assis

Frei Leonardo está concluindo o Mestrado em Teologia Moral, junto ao Afonsiano, e pelo que se ouve, o faz com maestria. Frei Renato, por sua vez, termina o primeiro ano do Mestrado em Exegese, no Instituto Bíblico, considerando que no ano passado fizera o propedêutico obrigatório para o estudo das línguas antigas bíblicas. Todos se encontram bem e, não obstante algumas dificuldades relatadas, mostram-se felizes e animados. Percebemos o quanto eles são bem quistos na fraternidade do Antoniano, o que nos enche de bom orgulho. Frei Fidêncio aproveitou a oportunidade para conversar com cada um, não somente para saber como estavam, mas também para tratar de perspectivas de futuro, levando em conta a disposição e formação que eles têm e também as necessidades da Província.

No sábado, visitamos alguns monumentos conhecidos de Roma, aproveitando ao máximo o tempo de que dispúnhamos para estarmos juntos. Na manhã do domingo, 10, Frei Fidêncio e eu seguiríamos para Assis, não pouco contentes e agradecidos pelo clima fraterno e acolhedor que tivemos na convivência com os confrades estudantes.

Frei Walter de Carvalho Júnior