Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Frades celebram Santa Clara com as Irmãs Clarissas em Palanca

11/08/2019

Notícias

Neste XIX domingo do Tempo Comum, a Igreja celebrou a festa de Santa Clara. A Missa no mosteiro de Palanca foi presidida pelo presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA), Frei António Boaventura Zovo Baza, e concelebrada por Frei João Bunga e Frei João Baptista Chilumda Canjejenga, com a presença do diácono José Morais Cambolo. As irmãs e os frades estudantes foram responsáveis pela animação.

Durante a homília, o presidente da celebração refletiu sobre a santidade, convite que Jesus faz a todos sem distinção, quer seja pobre ou rico, religioso ou religiosa, leigo ou clérigo, vida religiosa consagrada ou laical. Este convite de Jesus responde-se com o sim que cada um dá nas pequenas coisas e gestos do dia a dia. “Para entender a entrega, na qual consiste a vida religiosa, tem-se de compreender que, antes de tudo, existe uma profundo amor a Cristo”, disse o celebrante. “Hoje, Santa Clara nos ensina e nos encoraja a renovar a nossa disposição de ser sinal do Evangelho onde quer que cada um esteja”, acrescentou.

A festa de Santa Clara foi precedida de uma novena que teve o seu início no dia 2 de agosto, onde em cada dia refletiu-se sobre uma temática da vida da mãe seráfica, e cuja condução foi intercalada entre frades e irmãs do Mostério do Sagrado Coração de Jesus. Na véspera da festa, neste sábado (10/8), celebrou-se o trânsito de Santa Clara, momento este em que recordamos, a partir das Fontes Fraciscanas e Clarianas, o seu amado encontro com a irmã morte. A bênção final foi dada pela abadessa. Na sexta feira (9/8), aconteceu a vigília em preparação à solenidade, onde na mesma houve um momento teatral protagonizados pelos frades e algumas vocacionadas, representando o ingresso de Clara de Assis à vida religiosa franciscana.

O dia solene de Santa Clara contou com a presença de distintas religiosas da Família Franciscana e não só, aspirantes, postulantes, fiéis vindos de diversas regiões da capital. Após a Missa seguiu-se o momento de confraternização no locutório do convento, onde se cortou o bolo e parabenizou-se as irmãs.

Frei Abel S. Nganji e Frei Evaristo S. Joaquim

VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E DOS PREPARATIVOS PARA A FESTA