Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola: Diáconos fazem profissão de fé e juramento de fidelidade

25/11/2018

Notícias

Luanda (Angola) – celebração presidida por Frei José Antônio dos Santos, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, e testemunhada pelos frades, postulantes e fiéis da Paróquia São Lucas, Frei Ermelindo Bambi, Frei João Bunga e Frei João Canjenjenga professaram a fé e juraram publicamente sua fidelidade à Igreja Católica, na Comunidade São Lucas.

O rito de profissão de fé e de juramento dos frades, até então diáconos, aconteceu na Missa vocacional e de ação de graças que encerrou a semana de missão em preparação às ordenações.

Na ocasião, Frei André Luiz, vigário desta Paróquia, expressou sua gratidão pela presença de Frei José Antônio, recém-chegado do Capítulo Provincial no Brasil. Frei André explicou o motivo daquela celebração e aproveitou o momento para pedir mais orações pelas vocações às ordens religiosas e pelos três diáconos.
Frei André, que pela autorização do presidente da Fundação fez a pregação, explicando as leituras do dia, referiu que Jesus concretiza duas unções, a de rei e de sumo sacerdote.

De seguida fez saber que “os nossos irmãos serão ordenados na Solenidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Serão ungidos a oferecer, em nome de Jesus e em favor de sua Igreja, os sacrifícios e a unção de Cristo. É necessário que o façam, mas sejam também testemunhas da mesma fé trazida por Jesus”.
Frei André desejou que os três frades diáconos, ao jurar fidelidade, sejam testemunhas, preguem a fé, a esperança cristã, sejam corajosos e Deus lhes conduza pelas mãos para a luta da fé.

De seguida, os três diáconos proferiram publicamente a sua fé e reafirmaram exercer e defender tudo aquilo que a Igreja exorta.
Cada um, pelo próprio nome disse: “Creio e professo com fé firme todas e cada uma das verdades contidas no Símbolo da fé. Creio num só Deus criador de todas as coisas”.

Assim, manifestaram a sua fé na Palavra de Deus, escrita, transmitida e que a Igreja, por juízo solene ou por magistério ordinário e universal, propõe que se deva crer como divinamente revelado. Firmemente aceitaram guardar também cada uma das verdades doutrinais sobre a fé e os costumes, propostas pela Igreja de forma definitiva. Além disso, acolheram com religioso respeito da vontade e do intelecto os ensinamentos que o Romano Pontífice e o Colégio dos Bispos enunciam quando exercem seu magistério autêntico, embora não queiram proclamá-los com ato definitivo. Na fé.

Depois, pelo que publicamente anunciaram, ao assumir o ofício de presbítero cada um prometeu conservar sempre estes ensinamentos e desempenhar seu ofício.
Em resposta, Frei José Antônio disse: “Em nome da Igreja sou testemunha da vossa profissão de fé e aceito”.

Das visitas, dois casais saíram do Brasil e chegaram na manha do dia 24 a Angola para testemunhar a Missa de ordenações, representando todas as comunidades pelas quais os três frades fizeram pastorais enquanto cursavam Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis (RJ).


Comunicação da Província da Imaculada Conceição