Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Angola celebra a memória de Frei Márcio e Frei José

30/06/2017

Notícias

angola_300617

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Luanda (Angola) – A Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola celebrou, neste dia 29 de Junho, no Santuário Kimbo São Francisco, a “Missa de um mês” do falecimento de Frei Márcio de Araújo Terra e lembrou também a morte do também missionário Frei José Zanchet no último domingo. A celebração foi presidida por Frei José Antônio dos Santos, presidente da FIMDA, e testemunhada por vários frades, pelos fiéis do Kimbo, amigos, simpatizantes e singulares que conheceram Frei Márcio e Frei José.

Desde o dia 29 de maio, quando chegou a triste notícia, a Fundação rezou, louvou e elevou preces a Deus em suas fraternidades e junto do povo em reconhecimento à contribuição que Frei Márcio deu em terras angolanas. E durante esses dias, inúmeras pessoas contactaram os frades, dando suas condolências e testemunhos, pois, os dezoito anos que o confrade viveu em Angola dedicou-os aos mais marginalizados, aos pequeninos, aos excluídos dos musseques (bairros pobres e sujos) e foi um sinal de esperança a muitas famílias que passavam extremas necessidades.

angola_300617_1

Um dia depois de sua morte, a Fraternidade São Francisco (Palanca) além das orações, realizou um recreio, como de costume na tradição franciscana, para celebrar a morte e ressurreição do Frade. Porque a irmã morte não é vista como causadora de danos irreparáveis e dores, mas ela abre as portas para a participação no banquete da vida eterna.

angola_300617_3Ao longo da celebração fez-se memória também do passamento físico de Frei José Zanchet, falecido no dia 25 de Junho. Lembrou-se que Frei José Zanchet foi um dos primeiros frades a chegar em Angola. Durante a Missa, Frei José Antônio relacionou a importância dos dois grandes apóstolos comemorados no dia, Pedro (pela unidade da Igreja) e Paulo (missionário), com a contribuição dada por Frei Márcio e por Frei José. Assim, apelou para a necessidade de uma cultura de paz, de serviço e de simplicidade que busca, na Igreja continuar o serviço da caridade, sobretudo, aos mais simples do meio do povo.

Ao lembrar os dois missionários, Frei Márcio e Frei José Zanchet, Frei José Antônio fez saber que depois de tantos trabalhos, dores e alegrias dos frades ao serviço da Missão, “hoje há muitos frutos. Prova disso são tantos jovens que nos procuram com o desejo de serem frades e, também, o testemunho do povo de Deus”. Disse ainda, que, com certeza, já gozam das alegrias, fruto de uma vida inteira de doação, junto ao coração de Deus.

No final da homenagem, os frades cantaram para os presentes, no Kimbo, a oração de São Francisco “fazei-me Senhor instrumento de vossa paz”, causando um momento de comoção, choro, aplausos e assobios. E antes da bênção final, o presidente da missa agradeceu a todos, com particular destaque aos membros ativos do Kimbo São Francisco pela generosidade em ajudar, de maneira particular neste mês vocacional em Angola (junho), as casas de formação com bens materiais e orações.

angola_300617_4