Educadores: Agora, a missão de “terminar” as pessoas.
04/12/2015
Moacir Beggo
Curitiba (PR) – Com as belas vozes dos Meninos Cantores de Petrópolis, o 5º Encontro de Centros de Estudos Franciscanos Superiores Ibero-Americanos e o 1º Congresso Nacional de Educadores Franciscanos da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), terminaram com a celebração Eucarística na Igreja Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, no dia 3 de dezembro.
Depois de dias de intensas reflexões, estudos e questionamentos durante o Congresso Franciscano, o celebrante Frei Carlos Alberto Breis Pereira deixou uma singela mensagem aos congressistas: educar não é só transmitir conteúdos programáticos, mas colocar-se a caminho!
Segundo Frei Beto, como é conhecido, a palavra caminho resumiu para ele todo o aprendizado nesses dias na capital paranaense. “Educação é antes de tudo e, fundamentalmente, um ato de quem sabe que está a caminho, de quem se sabe não estar pronto. D. Leonardo Steiner, nesses dias, nos lembrava, de forma até poética, que nós somos um vir a ser. Citava o personagem Riobaldo de ‘Grande Sertão e Veredas’, do mestre Guimarães Rosa, quando diz que ‘o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando’. Somos processos, estamos a caminho. No vir a ser”, lembrou.
Frei Beto também destacou o significado da palavra educar, que vem do verbo educare, educere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.
“Daí a importância da educação, que é um deixar-se conduzir. São Francisco, no seu Testamento, disse: ‘O Senhor me conduziu para junto dos leprosos e eu fiz misericórdia”. O Senhor me conduziu, me educou. Deus foi educador de Francisco, ajudou-o a sair de si”, observou o presidente da celebração, ressaltando que nos seus Escritos, Francisco nunca usou a palavra imitar como algumas traduções insistem em dizer. Mas nos originais ele emprega sempre o verbo seguir, do latim, ‘sequere’. Imitar dá uma ideia de reprodução. Somos chamados a seguir Jesus. Caminhar com Jesus”, disse, explicando que na tradição franciscana, na assim chamada escola franciscana, não basta saber, “é preciso ter sabor”.
Segundo Frei Beto, o saber se torna ação prática. “Caso contrário, se torna mero uso da razão para proveito próprio”, acrescentou.
Um texto que expressa bem o seguimento aparece no bilhete manuscrito de Francisco a Frei Leão: “Assim te digo, meu filho, como mãe: coloco brevemente nesta frase todas as palavras que falamos pelo caminho e [te] aconselho; e, se depois precisares por motivo de conselho vir a mim, assim te aconselho: qualquer que seja o modo que te pareça melhor agradar ao Senhor Deus e seguir suas pegadas e sua pobreza, faze-o com a bênção do Senhor Deus e com minha obediência. E se te for necessária outra consolação para tua alma e se quiseres vir a mim, Frei Leão, vem”
“Neste texto, Francisco educa, ensina a seguir os passos de Jesus. Educar para Francisco é ajudar o outro a viver essa atitude de verdade”, continuou, enfatizando que o “educador deve caminhar junto com seu discípulo” e a educação deve ter essa docilidade: “aprender a aprender”. Para ilustrar isso, Frei Beto, lembrou o nosso poeta Gonzaguinha, na belíssima canção, que diz isso e, que segundo o presidente da celebração, expressa bem o que é educação: “Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”.
“Só quem descobre essa beleza, só quem descobre essa verdade de ser um eterno aprendiz, pode ajudar o outro a colocar-se no caminho”, completou.
No final da celebração, Frei Beto, que é presidente da CFMB, não poupou agradecimentos à Província da Imaculada, que através da Associação Bom Jesus, do Centro Universitário FAE e da Fraternidades Bom Jesus da Aldeia, São Boaventura e Bom Jesus dos Perdões, tornaram possível a realização desses dois grandes eventos em Curitiba.
Na mesma celebração, Frei Beto anunciou que o 2º Congresso Franciscano da CFMB terá como sede Anápolis, Goiás, em 2017. Já o 6º Encontro Ibero-Americano de Centros de Estudos Franciscanos será realizado em 2018, nos Estados Unidos.