Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cursos e formações no primeiro trimestre de 2019

01/01/2019

Notícias

Teologia e Evangelização: Reflexão e Prática na Ótica Franciscana

 


São Paulo (SP) – Com o tema “Por uma cidade acolhedora: Somos todos Migrantes”, o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) promove de 9 a 17 de janeiro a 32ª edição do Curso de Verão.

Popular, ecumênico e realizado em mutirão, o Curso é organizado para um grande número de pessoas e, ao mesmo tempo, garante trabalho em pequenos grupos. Dentro da proposta metodológica da Educação Popular, combina reflexão e criatividade, arte e celebração, além da convivência fraterna e o compromisso transformador no retorno à prática nas pastorais e movimentos sociais.

Neste ano, o tema trabalhado nas oficinas e assessorias será a migração e os refugiados. Além dos assessores, estarão presentes no Curso diversas instituições que trabalham diretamente com a questão da migração como a Cáritas, o Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Centro de Estudos Migratórios (CEM), o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), entre outros.

O evento acontece na PUC-SP e há possibilidade de hospedagem em casas de famílias e comunidades comprometidas com o mutirão que, além do pouso, oferecem café da manhã e jantar.

Inscrições:

As inscrições pagas somente até 15/12 terão o valor de R$ 210. A partir do dia 16/12 até o início do Curso, o valor será de R$ 240. A comunidade ou movimento que pagar quatro inscrições terá direito a uma quinta inscrição gratuita.

As inscrições podem ser feitas no endereço: https://www.cursodeverao.com/

Local:

Rua Monte Alegre, 984 / 1024 – Perdizes, São Paulo – SP, CEP: 05014-901

Telefone: (11) 3105-1680
E-mail: verao@ceseep.org.br
Site: www.ceseep.org.br

 


Em março, revigoramento franciscano para religiosas e religiosos

De 2 a 30 de março, o Centro de Renovação da Espiritualidade Franciscana (CERNEF) oferece um tempo forte de encontro com Deus, consigo mesmo e com a criação, através da formação franciscana, tempo de retiro e convívio fraterno. O encontro acontece no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP) e disponibiliza 35 vagas.

Um dos objetivos é aprofundar temáticas franciscanas com conteúdos que proporcionem conhecimento teológico-franciscano e sua contribuição para um ser humano forte, coerente e com espiritualidade encarnada. Durante as semanas, haverá colocações de assessores,  celebrações litúrgicas diárias, grupos de vivência, momentos de partilha, acompanhamento espiritual e momentos de lazer e descanso.

Público-alvo: 

  • Irmãs e irmãos acima dos 10 anos de profissão religiosa;
  • Que tenham boa saúde para acompanhar a programação;
  • Que sejam totalmente liberadas/os para a participação (não será permitido ausentar-se para realização de outras atividades).

Para mais informações e inscrições, acesse o link: bit.ly/cernef2019



Curso Franciscano de Verão

O Curso é promovido pelo Centro Franciscano de Espiritualidade, dos Frades Menores Capuchinhos e acontece no Seminário Santo Antônio, na cidade de São Pedro (SP). Neste ano, o curso passa a ser oferecido em 2 anos. O conteúdo é distribuído em 6 unidades, dentro de 2 eixos distintos: História, Fontes e Espiritualidade e Espiritualidade e Herança Franciscana.

O Curso é destinado a toda a família franciscana e aos que se interessam em aprofundar seus conhecimentos em franciscanismo. Como está organizado por módulos, existe a possibilidade do aluno participar de apenas 1 ou 2 unidades por ano, conforme a sua disponibilidade e condição.

As inscrições para o Curso Franciscano de Verão 2019 serão feitas apenas pelo site: www.centrofranciscano.capuchinhossp.org.br de 22/10 a 14/12.

Informações na secretaria do Centro Franciscano de Espiritualidade ou através do e-mail: contato@centrofranciscano.org.br.

Saiba mais aqui