Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades fazem retiro em preparação para a Profissão Solene na Ordem

27/07/2022

Notícias

“Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda a misericórdia e pelos quais mais temos que agradecer ao glorioso Pai de Cristo, está a vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida (Testamento de Santa Clara, 2-3).

Rodeio (SC) – Após alguns anos de caminhada religiosa franciscana na Ordem dos Frades Menores, os frades Danilo Santos Oliveira e João Manoel Zechinatto, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, António da Silva Manuel, Daniel Kahuvi Tchitumba Tchikeva, Domingos Kakanda Soma, Evaristo Seque Joaquim e Pedro Domingos Caiungue Mugiba, da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), Luiz Eduardo Dias Lima da Província São Francisco de Assis do Brasil e Matheus Morais Dutra da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, realizaram neste mês de julho o retiro em preparação para a Profissão Solene, na Fraternidade de Rodeio (SC).

O retiro teve início no dia 05 de julho no Noviciado São José e contou com a orientação de Frei Marcos Antonio de Andrade, Definidor Provincial e mestre dos frades do Tempo da Teologia e de Frei Gilberto da Silva, vice-mestre. Os frades da Fraternidade do Noviciado, Frei Samuel Ferreira de Lima, mestre dos noviços, Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião, Frei Miguel da Cruz, pároco, e Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial, também colaboraram na condução das reflexões.

O retiro foi marcado por dois momentos: o primeiro foi de 5 a 21 de julho e teve lugar na casa do Noviciado, onde os retirantes, observando a rotina própria daquele lugar puderam meditar sobre diversos temas franciscanos e clarianos, a começar pela própria história vocacional de cada um. No décimo terceiro dia de retiro integraram-se ao grupo os frades Moacir Longo, José Bertoldi, Tarcísio Geraldo Theiss e Rafael Spricigo que foram ao Noviciado para o retiro anual promovido pela Província da Imaculada.

Foram dias intensos de muita meditação, oração, partilha de vida, convivência fraterna e lazer. Via-se a alegria tanto no rosto dos noviços que se sentiram animados e confortados com a visita de seus irmãos da Teologia e de outras fraternidades, quanto no rosto dos retirantes que estavam a voltar ao lugar onde deram o seu primeiro sim à Ordem dos Frades Menores.

No segundo momento, de 22 a 27 de julho, os retirantes subiram à montanha do Eremitério Beato Frei Egídio de Assis, na busca Daquele que os chamou. Nestes dias Frei Gilberto da Silva foi o pregador. Aquela experiência foi profundamente marcada pelo silêncio da procura incansável pela voz do Senhor; na oração, alimento do Frade Menor; pelo trabalho, que os faz servir mais do que ser servido e pelo convívio fraterno, herança deixado a eles pelo seráfico Pai, São Francisco de Assis.

Serviu-lhes de inspiração a própria Regra dos Eremitérios à qual procuravam observar; A Regra Bulada de São Francisco de Assis, o Testamento de São Francisco e de Santa Clara de Assis; além de leituras continuadas dos Escritos de Francisco.

Com a Eucaristia, celebrada diariamente, puderam experimentar a viva presença do Senhor Jesus em sua Palavra e na partilha do pão. Marcaram o tempo no ritmo das Horas Canônicas, entremeadas de deserto, partilha do que cada um viveu durante o dia. Daquelas pedras tão bem preparadas para erguer aquele Eremitério recordava-lhes a construção e reconstrução do Templo interior que eles, como consagrados franciscanos buscavam diariamente empreender, isto é, pedra por pedra.

Em um dos dias, no qual celebravam a Festa de Santa Maria Madalena, esta que os fez recordar que assim como apóstola do ressuscitado acorreu ao sepulcro, antes do clarear matinal, eles também, naquele Eremitério, foram ao encontro do Senhor a cada dia, antes do raiar da aurora e encontraram a pedra do sepulcro ao centro da capela na qual estava depositado o Santíssimo Corpo do Senhor e dele auriram forças para descer da montanha e anunciar a todos que encontraram o Senhor vivo. Alegraram-se todos e buscaram viver o seu Reino que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Os frades retirantes concluíram o retiro no Eremitério com a Celebração Penitencial extraída do Devocionário Franciscano. Eles agradeceram ao Senhor por aqueles dias e pediram que fossem recompensados no céu a Fraternidade do Noviciado que os acolheu com tanto carinho, sempre pronta para as necessidades dos retirantes e todos quanto fizeram com que aquele retiro acontecesse.

(clique nas imagens para ver)

DATAS E LOCAIS DAS PROFISSÕES:

A profissão solene de Frei Danilo Santos Oliveira e Frei João Manoel Zechinatto será no dia 17 de setembro na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis – RJ.

A profissão solene de Frei Matheus Morais Dutra está marcada para o dia 25 de outubro  em Anápolis (GO), na Capela Santo Expedito.

A profissão solene de Frei Luiz Eduardo Dias Lima acontecerá no dia 04 de dezembro, em Butiá (RS), na Capela Santa Bárbara.

A profissão solene dos freis António da Silva Manuel, Daniel Kahuvi Tchitumba Tchikeva, Domingos Kakanda Soma, Evaristo Seque Joaquim e Pedro Domingos Caiungue Mugiba está prevista para ser em Angola em data e lugar a anunciar.


Frei Evaristo Seque Joaquim (texto) e Frei João Manoel Zechinatto, ofm (fotos)