A primeira Vigília Jovem da Festa da Penha
29/04/2019
Frei Vítor Amâncio
Vila Velha (ES) – Durante os festejos do Oitavário em honra a Nossa Senhora da Penha foi promovida, pela Arquidiocese de Vitória, a primeira Vigília Jovem no Campinho do Convento. O evento reuniu as juventudes de diversas regiões de Vitória e Vila Velha, que passaram a noite em adoração ao Santíssimo Sacramento, aguardando a aurora que anunciava a chegada do dia da Padroeira do povo capixaba.
A noite começou com a Missa pela juventude às 22 horas, presidida pelo Padre Sandro Firmino Barbosa, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Vila Velha. Na homilia, ele destacou a importância dos trabalhos do Sínodo da Juventude, ocorrido em Roma, em outubro último, e, parafraseando o Papa Francisco, exortou que a juventude é o hoje de Igreja.
Após a Celebração Eucarística, o Santíssimo Sacramento permaneceu exposto por toda a madrugada e diversos Grupos de Oração e Novas Comunidades de Vida e Aliança se revezaram para conduzir as meditações. O Campinho do Convento da Penha ficou tomado por diversos grupos de jovens, religiosos, leigos consagrados e uma grande diversidade de movimentos juvenis.
A presença franciscana ficou garantida por Frei Vítor Amâncio e Frei Matheus Borsoi, frades estudantes da Província em Ano Missionário, que participaram de toda a Vigília com os Jovens. Eles ficaram à disposição dos que quisessem receber orientação vocacional ou tirar qualquer dúvida sobre as diversas vocações da Igreja, em especial à Vida Religiosa Franciscana.
Com o raiar da aurora, a adoração ao Santíssimo Sacramento findou às 6 horas da manhã com a oração das Laudes pelos seminaristas da Arquidiocese. Esta foi a primeira Vigília Jovem durante a programação do Oitavário, mas não será a última a julgar pela animação da juventude capixaba que permaneceu firme como sentinelas em oração por toda a madrugada.