Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A homenagem de mais de 600 mil pessoas à Virgem da Penha

28/04/2019

Notícias

Moacir Beggo

 Vila Velha (ES) – Depois de seis dias de homenagens no alto do Morro da Penha, os fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha de todo o Espírito Santo, e também de outros estados, promoveram a maior manifestação de fé dos nove dias da Festa da Penha. Neste sábado, 27 de abril, uma multidão de cerca de mais de 600 mil pessoas percorreu 14 quilômetros, da Catedral de Vitória até o Convento da Penha, junto com a imagem da Virgem da Penha, um símbolo religioso nos 448 anos dessa festa. Hoje, este grande evento dentro da Festa só tem o nome de Romaria dos Homens, título que visava estimular a participação masculina nos festejos antigos, mas se tornou uma demonstração de fé que congrega toda a família capixaba.

Esta procissão, onde cerca de 20 trios elétricos acompanharam os romeiros fazendo a animação com cantos e orações, teve início depois da Missa do Envio na Catedral, às 19 horas. Esse momento sempre é cheio de expectativa: os sinos da Catedral tocam avisando os romeiros que o cortejo pode sair, quando as velas se acendem e formam um grande tapete iluminado a perder de vista. O bispo emérito Dom Luiz Mancilha Vilela presidiu a Missa de Envio e deu a bênção final aos romeiros.

Um grupo de homens, que formam a “Corrente da Penha”, abriu caminho para o ‘Penhamóvel’ passar, especialmente nas ruas mais estreitas do Centro da capital, a partir da praça Dom Luiz Scortegagna, ruas José Marcelino, São Francisco, Caramuru, Cais de São Francisco, Cleto Nunes, Marcus de Azevedo, Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva.

Foi emocionante ver a força dessa manifestação de fé em todo o percurso da romaria. Velas acesas, cantos e orações acompanharam a imagem de Nossa Senhora das Alegrias, um ponto de luz no meio da multidão, que se deslizou numa berlinda ou andor móvel ornado de flores naturais e pequenas lâmpadas LED. Nem todos fazem o percurso, mas uma outra multidão se aglomera nas calçadas para acompanhar o gigantesco cortejo passar. Certamente, mesmo aqueles que não têm fé, ficam admirados quando veem essa demonstração de fé.

Nesse grande percurso, o cenário produzido só é possível mesmo quando o foco maior é a fé. Milhares de pessoas rezando nas ruas, nos prédios, nas casas; fogos de artifícios estourando no céu durante o percurso, uma disputa saudável de trios elétricos das comunidades de toda a Grande Vitória, tudo de maneira ordenada. A música não poderia expressar melhor esse momento: “Maria, Mãe dos caminhantes,/ Ensina-nos a caminhar./ Nós somos todos viandantes, /Mas não é fácil sempre andar”.

Na longa avenida Carlos Lindenberg, a romaria cresceu assustadoramente quando recebeu novos peregrinos, como os de Guarapari e dos bairros da capital e Vila Velha.  A procissão de Guarapari é uma das maiores do Estado a se juntar no grande cortejo e os romeiros caminham aproximadamente 11 horas, sendo assistidos por uma equipe de apoio com socorristas e ambulâncias.

Depois de completar o longo percurso com as grandes avenidas Carlos Lindenberg e Luciano das Neves, a imagem chegou à Prainha por volta das 23h30. Uma multidão preferiu aguardar e garantir o lugar na Prainha para a Celebração Eucarística, presidida por Dom Dario Campos, e concelebrada pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, frades franciscanos da Província, sacerdotes de toda a Arquidiocese e do Estado.  Religiosos, seminaristas, autoridades civis e militares participaram da celebração que terminou por volta da 1h15 deste domingo.

A Gruta de Frei Pedro Palácios na Prainha, a entrada do Portão Principal e o velário do Campinho são usados pelos romeiros para deixar as velas acesas que foram carregadas no percurso da romaria. Na Prainha, muitos peregrinos descansavam os pés, os joelhos e as mãos, deitados ou sentados no chão.

É importante destacar que a multidão que se viu na Prainha é apenas uma parte dos romeiros que marcharam depois de 4 horas. Muitos não acompanharam todo o cortejo, outro grupo grande ainda teve fôlego para subir o Morro da Penha. Ao mesmo tempo que as ruas próximas da Prainha recebiam a multidão, outras milhares de pessoas voltavam para suas casas.

A Festa da Penha já é o terceiro maior evento mariano do país, atualmente reunindo mais de 1,5 milhão de devotos, que durante os nove dias da festa participam de 57 missas, além das Romarias. Neste domingo, o povo vai dar outra grande demonstração de fé na Romaria das Mulheres.


VEJA MAIS IMAGENS DA ROMARIA DOS HOMENS

(Nos pontos mais altos, mesmo do alto do trio elétrico não era possível ver o final da multidão na frente do carro e o final da multidão atrás do carro)