A Palavra desperta bons sentimentos e boas ações
09/06/2017
Érika Augusto
São Paulo (SP) – Nesta sexta-feira, 9 de junho, aconteceu o 10º dia da trezena em honra a Santo Antônio no Santuário São Francisco, em São Paulo (SP). O tema deste dia foi Santo Antônio e Santa Maria: tornai-nos ouvintes atentos da Palavra de Deus.
No início da celebração, Frei Gustavo Medella, que é o pregador da trezena deste ano, recordou São José de Anchieta, cuja memória é celebrada neste dia. Em sua homilia, o frade perguntou aos presentes: “Como é a minha relação com a Palavra de Deus, qual é o lugar que ela ocupa na minha vida? Como tenho me relacionado com a Palavra de Deus?”.
O pregador questionou se os presentes, ao lerem e meditarem a Palavra de Deus, oferecem palavras de encorajamento aos demais. “É muito triste quando nós vemos pregadores que maldizem os outros a partir da Palavra, para desejar o mal, a doença. Isso aí certamente não é fruto produzido pela Palavra de Deus. Isso é um uso indevido da Palavra a partir de uma visão marcada pelo ódio, pela inveja. Isso não é de Deus”, salientou.
Frei Gustavo acrescentou que quando as pessoas ouvem a Palavra de Deus mas estão descrentes, a Palavra não suscita boas palavras e bons sentimentos. “Que ações e atitudes a Palavra de Deus desperta em mim? Ela me torna mais solidário, afável, menos egoísta, mais capaz de partilhar meu tempo e meus bens? Eu estou no bom caminho!”, afirmou o pregador.
O frade falou ainda sobre Santo Antônio e sua intimidade com a Palavra de Deus, intimidade esta que o faz estar sempre representado com a Bíblia nos braços. Frei Gustavo destacou a relação de Nossa Senhora com a Palavra e São José de Anchieta, afirmando que sua missionariedade nasce da relação com a Palavra de Deus, que o impulsiona a sair de seu país, vir para o Brasil, aprender o idioma dos índios e torna a Palavra de Deus compreensível para este povo.
Entre os muitos participantes fiéis da trezena deste ano, Dona Esmeralda chama a atenção. Aos 100 anos, ela esteve em todos os dias da trezena, acompanhada de sua filha.
Neste sábado (10), a trezena acontece às 15h. A partir das 11h, acontece a Festa Junina no claustro do convento. No domingo (11), a missa da trezena começará com a procissão, saindo da Praça do Patriarca às 10h.