Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A lama chega a Colatina e, com ela, muita tristeza

19/11/2015

Notícias

lama

FREI GILSON KAMMER

Colatina (ES) – Quinze dias depois do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco na cidade mineira de Mariana, a lama chegou à cidade de Colatina nesta madrugada. A água do Rio Doce, utilizada para abastecimento da cidade, já no domingo à noite não foi mais captada e, desde a segunda-feira (16), o racionamento começou. Por ser a única fonte de água para a cidade de Colatina, estão sendo perfurados poços artesianos e a água está sendo coletada de lagoas da região que, depois de tratada, é distribuída pela Defesa Civil do Estado e até mesmo o Exército Brasileiro está auxiliando na distribuição de água em alguns pontos da cidade, onde foram colocados reservatórios que são abastecidos por caminhões pipas cedidos por outros municípios do Espírito Santo e até mesmo do Rio de Janeiro.

lama2A estiagem que se prolongou por mais de seis meses, deixando o Rio Doce praticamente sem água, foi interrompida por fortes chuvas nos últimos dois dias. Este fator contribui favoravelmente para que a lama se dilua e não fique parada nos bancos de areia que se formou no leito do rio. Outra medida tomada pela população foi a retirada de peixes do Rio Doce, que foram levados a lagoas do interior para que no tempo oportuno sejam devolvidos ao rio. Essa operação ficou conhecida no Brasil todo como “Arca de Noé”. Além destas medidas emergenciais, a economia de água pela população é mais importante do que nunca.

Enfim, o desastre ecológico está apenas no seu início e por muitos anos as autoridades e toda a população precisarão dispor de muitos esforços para a recuperação total deste rio e toda a sua biodiversidade.