Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A glória de Deus se manifesta em gestos concretos

01/06/2017

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Nesta quinta-feira, 1º de junho, foi celebrado o segundo dia da Trezena em honra a Santo Antônio no Convento e Santuário São Francisco, no centro de São Paulo. Às 15 horas um bom grupo de devotos estava reunido para rezar, agradecer, pedir. Senhoras, adultos, jovens, pessoas vindas do trabalho, de terno e gravata.

Assim é a devoção a Santo Antônio, sem restrições de idade e classe social.

A Eucaristia foi presidida por Frei Gustavo Medella, que recordou que a Igreja celebra neste dia a memória do mártir São Justino. O tema de hoje na Trezena foi: Santo Antônio e Santa Maria, apresentai-nos a glória de Deus. Em sua homilia, Frei Gustavo recordou que nesta semana, entre as Solenidades da Ascensão e Pentecostes, a Igreja vive a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. E ressaltou a passagem do Evangelho de hoje, onde Jesus pede: “Eu dei-lhes glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um” (Jo 17,22).

O frade destacou a radicalidade na vivência do Evangelho, seja na figura de Maria, de São Paulo e Santo Antônio. “Assim como São Paulo foi convidado a ser testemunha de Cristo não só em Jerusalém, mas também em Roma e em outros lugares, nós também temos a missão de testemunhar o Cristo”, afirmou.

Frei Gustavo acrescentou que a glória de Deus, pedido deste segundo dia da trezena, acontece através de gestos muito concretos, realizados pelas pessoas a favor do próximo. “Quando cristãos de todas as denominações se reúnem para rezar e praticar o bem, acontece a glória de Deus”, disse. E afirmou que ações do cotidiano, como ajudar os mais necessitados, auxiliar um parente ou um vizinho doente, ouvir a partilha de uma pessoa solitária, são ações onde a glória de Deus se manifesta.
Assim como no dia anterior, o pregador deixou uma “lição de casa” para os fiéis que participam da Trezena. Tornar o mundo melhor através de um gesto concreto, realizado em favor do próximo.

A Trezena no Convento e Santuário São Francisco acontece até o dia 12 de junho, de terça a sexta às 15h, domingos às 10h30 e às segundas-feiras ao meio-dia.
Amanhã, sexta-feira (2) e no sábado (3), acontecerá uma celebração penitencial, às 9h. No sábado, às 16h, haverá um concerto de música erudita, com a Orquestra Arte Barroca e às 18h a Vigília de Pentecostes.