Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A busca da justiça é um compromisso pessoal e social

06/06/2017

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Santo Antônio morreu numa terça-feira. Surge daí a tradição de prestar-lhe homenagem neste dia da semana. Ele é um dos poucos santos, senão o único, cuja devoção permanece ao longo do ano. Além do dia de sua morte, 13 de junho, o santo é lembrado todo dia 13 de cada mês e toda terça-feira. Nas paróquias e comunidades onde ele é o padroeiro, geralmente às terças-feiras é dada a bênção de Santo Antônio e distribuição do pão bento.

E a primeira e única terça-feira da Trezena no Santuário São Francisco, no centro de São Paulo, teve grande participação, a maior presença de fiéis nas missas durante a semana. A Trezena, que começou na última quarta, 31, está no seu 7º dia e teve como tema “Santo Antônio e Santa Maria: instruí-nos na prática da justiça”.

Em sua reflexão, Frei Gustavo Medella, o pregador da Trezena deste ano, comentou o evangelho do dia, extraído de Mc 12,13-17. Ele destacou que este é um pedido muito sério, pois pressupõe compromisso da parte daquele que pede, de cumprir com as suas obrigações e ir além disso, comprometendo-se com o próximo e com uma sociedade mais justa. “É a justiça capaz de gerar a paz numa sociedade onde a dignidade das pessoas seja respeitada, onde não falte a ninguém o pão, a terra, o teto e o trabalho. Seria a primeiríssima tarefa da humanidade -, para além das diferenças de raça, religião, modo de pensar, classe social etc. – o nível mais primário do que chamamos de justiça”, afirmou.

O pregador ressaltou o abismo que existe entre ricos e pobres no Brasil, onde uma pessoa compra um relógio cujo valor seria suficiente para adquirir várias casas populares, ou o valor pago numa bebida que poderia prover a compra do mês para dezenas de famílias. “Isso sem mencionarmos os escândalos relativos ao dinheiro público, que deve obrigatoriamente se destinar ao bem público, ao atendimento das necessidades da população e se transforma em gorjetas semanais de R$500 mil reais, a agrados de milhões entre aqueles que se habituam em falar de verdadeiras fortunas como nós falamos do troco do pão que compramos na padaria. É muita, muita injustiça”, contextualizou Frei Gustavo.

Ele afirmou ainda que ao buscar a intercessão dos santos pela justiça, é necessário que cada um se comprometa, fazendo a sua parte e impedindo que estes escândalos aconteçam. “Do jeito que está, não dá para continuar”, acrescentou. “Penso que, para início de conversa, Deus já estaria bastante satisfeito conosco se conseguíssemos dar passos concretos em direção de uma sociedade mais comprometida com o sentido mais básico de justiça, descrito pelo Papa Francisco como: nenhum trabalhador sem trabalho, nenhum ser humano sem teto, nenhum agricultor sem terra e nenhum filho de Deus sem pão”, concluiu.

Após a homilia, os participantes cantaram o responsório de Santo Antônio, prática diária desta trezena. Todos os dias também é sorteado um kit da Editora Vozes, contendo uma Bíblia, um Almanaque de Santo Antônio e outros produtos.

A trezena continua até a próxima segunda-feira (12), e acontece às 15h e terça a sexta, às 10h30 aos domingos e ao meio-dia às segundas-feiras. Neste fim de semana acontece a Festa Junina, que está sendo preparada com muita dedicação pelos funcionários e voluntários do Convento e Santuário, conforme destacou Frei Gustavo Medella.