Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A “Aparecidafest” de Blumenau!

12/10/2022

Notícias

Não é só de Oktoberfest que é feito o outubro de Blumenau! Na cidade catarinense conhecida pela cultura alemã, o décimo mês do ano também tem um evento muito importante: a grandiosa festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário que a tem por Padroeira, no bairro Itoupava Norte. Este local de fé é administrado pelos frades franciscanos que, junto com a comunidade, preparam uma bonita e animada “festa de Igreja” com tudo o que tem direito: celebrações cativantes e bem preparadas, o famoso churrasco, festival de prêmios, lojas de artigos religiosos e brinquedos para a criançada, pastel de palmito… é uma “Aparecidafest” se quisermos brincar com o nome dado ao evento do município.

E o dia 12 de outubro de 2022 começou com uma “brincadeira” de São Pedro. Por vários dias, o clima foi frio e chuvoso. E parecia que neste dia não seria diferente, mas, no dia da Padroeira do Brasil o santo deu uma trégua e preparou um clima agradável para que os blumenauenses nem cogitassem ficar em casa. Era dia de pedir bênção para a mãe! As festividades começaram por volta das 8h quando uma carreata saiu da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro da cidade, vindo em direção ao Santuário. O bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski, veio à frente, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, abençoando os munícipes.

O ponto alto do dia foi a chegada da imagem da Padroeira no Santuário. Um corredor de fiéis foi formado para acolher a Mãe. Antes da imagem passar, crianças enfeitaram o seu caminho com pétalas de rosas. Em seguida, ela levou o povo ao seu Filho, fazendo tudo o que ele disse que era para ser feito, na celebração da Eucaristia, já dentro da igreja que estava lotada. Durante a homilia, Dom Rafael salientou que “Maria é a rainha do Brasil. Essa rainha nos indica que temos uma fonte do mistério da vida, que é o Pai. E para revelar esse Pai, Maria, no anúncio do anjo, acolhendo a Palavra de Deus, gera em sua carne a presença histórica de Jesus, por obra do Espírito Santo. E Jesus, vivendo a nossa história, nos dá a conhecer o mistério do Pai através de sua vida”. Ao final da celebração, Frei Nelson José Hillesheim, agradeceu a presença de Dom Rafael. Nos seus agradecimentos, também externou sua gratidão a todos os voluntários envolvidos nas festividades, como voluntários neste dia tão importante.

A festa, então, continuou com missas e bênçãos, e outras programações até o final do dia. Era visível também a alegria das crianças com os seus presentes neste seu dia. Na Missa das 15h, elas puderam participar ativamente da liturgia, recebendo ao final da celebração um pacote de doces e outros brindes para curtirem a festa com ainda mais entusiasmo. Também as famílias se reuniram nas mesas para se deliciarem com os alimentos preparados. Muitos voluntários externaram a sua satisfação em poder fazer este evento acontecer, isso sem uma boa dose de correria e cansaço, mas com a sensação de dever cumprido. Ao final da tarde até as nuvens, que ameaçavam uma chuva que não veio, retiraram-se de uma vez, mostrando um céu azul para cobrir a todos, como o manto da Mãe de Deus e nossa, Aparecida!


Frei Gabriel Dellandrea