Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Devotos celebram Nossa Senhora Aparecida

11/10/2024

Notícias

Neste dia 12 de outubro, o povo católico celebra Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rainha e padroeira do Brasil. A capital mariana da fé é a cidade de Aparecida (SP), onde todos os anos mais de 12 milhões de romeiros passam pelo Santuário Nacional dedicado a santa, considerado o maior santuário mariano do mundo, para agradecer ou colocar aos pés de Nossa Senhora um pedido. São pessoas de diferentes localidades, estilos e poder aquisitivo que rezam e se emocionam na Casa da Mãe. O que elas têm em comum? A fé, a devoção e a certeza de que a Mãe do Céu nunca abandona seus filhos e filhas.

Muitos cantores, poetas, leigos e presbíteros, envolvidos pelo amor a mãe de Jesus Cristo, sentiram-se inspirados para buscar diferentes formas de louvá-la e glorificá-la. Nas diferentes criações nasceram formas carinhosas de se referir à santa: Nossa Senhora, Virgem Santíssima, Mãezinha do Céu, Mãe do céu morena e tantas outras numerosas invocações cheias de afetividade destinadas a Maria, Mãe de Deus e nossa. Aquela que foi concebida sem pecado.

Desde o mês de agosto, grupos de devotos, os conhecidos como pagadores de promessas, percorrem muitos quilômetros a pé, pela Rodovia Presidente Dutra, pela Rota da fé ou pelo Caminho do Ouro rumo ao Santuário Nacional. As estradas assumem a função de canais de fé, ou pontes que levam os devotos para os braços da Mãe Aparecida.

Por que o nome Nossa Senhora Aparecida?

De acordo com o portal A12 do Santuário Nacional, tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região, no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Foi após várias tentativas que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça.

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da imagem a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora pelo milagre dos peixes.

Desse contexto nasceu o nome de Nossa Senhora aparecida nas águas do Rio Paraíba: Nossa Senhora Aparecida.

Ao longo da história, muitos foram os milagres atribuídos à santa, que assumiu uma característica que a uniu ainda mais ao povo brasileiro: Nossa Senhora Aparecida é negra. Essa representação da Mãe de Deus aproxima e faz dela uma figura ainda mais afetiva e próxima de seus filhos e filhas.

Curiosidade sobre a data de celebração de Nossa Senhora Aparecida

Consta no site A12 que a escolha da celebração em outubro foi determinada por causa da aproximação da época do encontro da Imagem. Em 1954, pela primeira vez, a festa foi celebrada nesta importante data. De acordo com a historiadora Tereza Pasin, “a CNBB se reuniu e achou melhor passar para 12 de outubro, por conta da descoberta da América, por ser o mês do Rosário e Dia da Criança, mas também por ser o mês do encontro da Imagem”.

São Francisco e Nossa Senhora

São Francisco tinha grande veneração pela Virgem Mãe de Deus. Texto do site franciscanos.org apresenta que o Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula.

A história conta que uma noite no ano 1216, Francisco estava imerso em oração na pequena igreja dos franciscanos abrigada pela Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, na Itália, quando de repente uma luz brilhante inundou a igrejinha e acima do altar o humilde frade viu Cristo e sua Mãe cercados por uma multidão de anjos.

Ali deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas: e ali São Francisco completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi também na Capela da Porciúncula que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas.

Festa de Nossa Senhora na Província

Sendo forte a relação dos franciscanos com a Mãe de Deus, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil também celebra Nossa Senhora Aparecida, neste dia 12 de outubro.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis (RJ), a programação dos festejos teve início em setembro, com a 1ª Caminhada de Nossa Senhora Aparecida. A novena em louvor à padroeira começou no dia 3 de outubro. O tema da festa deste ano é: “Com Maria, somos peregrinos da esperança”, criado em sintonia com o Ano Santo de 2025, que começará na noite do dia 24 de dezembro de 2024.

Na sexta-feira, 11, e sábado, 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, as atividades ficarão ainda mais intensas com shows e oferta do tradicional bolo para os fiéis. Foram produzidas mais de 2 toneladas de bolo e confeccionadas mil medalhas da santa, que poderão ser encontradas nas fatias do quitute, assim como duas alianças, que poderão ser encontradas pelos fiéis mais sortudos.

Neste dia 12, haverá celebração Eucarística, a partir das 6h. A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida será às 17h, e a Missa Solene às 18h. Estarão presentes frades da Fraternidade local e de outras localidades, além de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito, e Dom Gilson Andrade da Silva, bispo de Nova Iguaçu (RJ). A expectativa é de que milhares de pessoas participem das celebrações.


Adriana Rabelo