Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Profissão de fé de Frei Marcos abre Tríduo

16/10/2014

Notícias

Frei André Luiz Henriques (texto) e Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos)

São Lourenço (MG) – No primeiro dia de missão e preparação para a ordenação presbiteral de Frei Marcos Prado dos Santos, os missionários se reuniram na matriz de São Lourenço (MG), às 8 horas para a oração e a distribuição dos grupos para as comunidades de Nossa Senhora da Saúde (onde Frei Marcos se criou) e de Santo Expedito. Devido ao recesso escolar em Minas Gerais, a missão se concentrou na visita de casas, particularmente aos enfermos. Debaixo do sol quente, partiram os missionários subindo e descendo morro, auxiliados por lideranças das comunidades e acolhidos sempre com um sorriso e uma mesa farta, preparada com muito carinho.

Os missionários agendaram também uma visita ao presídio de São Lourenço, mas foram os presidiários que os surpreenderam ao acolhê-los com uma canção em italiano; trata-se do Coral Vozes da Cela. A canção escolhida por eles foi “Va, pensiero”, também conhecida como o “Coro dos escravos hebreus”, terceiro ato da ópera Nabucco (1842) de Giuseppe Verdi, inspirado no Salmo 137. O presídio tem se destacado com iniciativas inovadoras, como o basquete, o teatro e o coral. O texto que inspirou este encontro foi o das bem-aventuranças evangélicas segundo Mateus. Ouvindo os testemunhos dos detentos, Irmã Isabel percebeu que foi ali na cela que muitos deles reencontraram a verdadeira liberdade, aquela que se realiza no íntimo do coração.

A missa das 18 horas foi presidida por Frei Rodrigo, tendo como temática a vocação batismal. Todos foram chamados a renovar o seu batismo por meio do rito de aspersão e da renovação das promessas batismais. Frei Marcos recebeu a vela acesa da mão do Sr. Afrânio, seu padrinho de crisma, e, diante de todos, fez a profissão de fé.

Na homilia, Frei Rodrigo ressaltou a importância fundamental da vocação batismal, fonte de todas as vocações. O Batismo nos configura com Cristo, e ao mesmo tempo nos envia em missão e nos compromete com um modo de vida que exige de nós a coerência que transparece nos textos da liturgia de hoje, ou seja, a censura de Cristo à hipocrisia farisaica e a exortação paulina a evitarmos os frutos da carne que nos roubam o Reino e nutrirmos os frutos do Espírito, que nos permitem degustar desde já o que Deus preparou para nós. Sendo o dia dos professores, Frei Diego convidou uma das professoras de Frei Marcos, a Sra. Márcia, para dar uma palavrinha e, juntamente com os demais professores presentes na celebração, dar a bênção com os frades.

Logo após, os missionários partiram para mais uma celebração, agora às 19h30 nas comunidades que foram visitadas ao longo do dia. Como é bom reencontrar ao fim do dia tantos que foram visitados e colher, na alegria estampada nos rostos, os primeiros frutos da missão.