Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Famílias são convidadas para uma noite de oração e bênção ao Santíssimo no Convento da Penha durante a Semana Nacional da Família

11/08/2026

Notícias

Famílias são convidadas para uma noite de oração e bênção ao Santíssimo no Convento da Penha durante a Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família ganhará um momento especial de espiritualidade no Convento da Penha. No dia 13 de agosto (quinta-feira), às 19h30, no Campinho do Convento, os freis irão promover a Noite para as Famílias com a Bênção do Santíssimo Sacramento, reunindo fiéis para uma experiência de oração, reflexão e adoração a Jesus Eucarístico.

Pela primeira vez, a programação da Semana da Família contará com essa atividade no Convento da Penha. A iniciativa busca fortalecer os laços familiares, proporcionando um espaço de encontro com Deus e de renovação espiritual para toda a família. Será uma noite marcada pela oração, pela escuta da Palavra de Deus e pela adoração ao Santíssimo Sacramento, convidando os participantes a vivenciarem a presença de Cristo no coração da vida familiar.

Mais do que um encontro, a Noite para as Famílias pretende ser um tempo de acolhimento, esperança e fortalecimento da missão das famílias, em sintonia com a proposta da Semana Nacional da Família celebrada anualmente pela Igreja Católica em todo o Brasil.

De acordo com o vice guardião do Convento da Penha, Frei Evaldo Ludwig, a iniciativa nasce do desejo de oferecer às famílias um momento profundo de encontro com Jesus e de renovação da fé. “Queremos que cada família se sinta acolhida e cuidada por Jesus, e também amparada pelo abraço maternal de Nossa Senhora da Penha. Que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, todas as famílias sejam lares de amor, diálogo, união e respeito”, afirma ofrei.

Frei Evaldo destaca ainda que o ambiente familiar é chamado a refletir o amor de Deus nas relações do cotidiano, tornando-se um verdadeiro espaço de comunhão, cuidado e testemunho da fé. “O amor de Deus é a fonte do amor humano. Nenhuma relação familiar se conserva de pé, sólida, se não estiver bem alicerçada, se não tiver o amor de Deus na sua centralidade!”, ressalta o vice guardião.

O convite é direcionado a todas as famílias, aos diversos movimentos e pastorais da Igreja Católica que atuam na evangelização das famílias, como Encontro de Casais com Cristo (ECC), a Pastoral Familiar, as Equipes de Nossa Senhora e demais movimentos e comunidades eclesiais, que encontrarão na programação um momento de unidade e fortalecimento da missão evangelizadora junto às famílias.

Realizada em um dos principais santuários marianos do Espírito Santo, a Noite para as Famílias reforça a vocação do Convento da Penha como espaço de oração, acolhida e evangelização, oferecendo aos fiéis uma oportunidade de aprofundar a espiritualidade familiar diante de Jesus Eucarístico e sob o olhar de Nossa Senhora da Penha.

A participação é gratuita e aberta ao público. Todas as famílias são convidadas a viver essa noite especial de oração e adoração no Campinho do Convento da Penha, renovando a esperança, fortalecendo os vínculos familiares e colocando seus lares sob a proteção de Deus e da Virgem da Penha.

Serviço

Evento: Noite para as Famílias com Bênção do Santíssimo Sacramento
Data: 13 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Campinho do Convento da Penha – Vila Velha (ES)


Assessoria de Comunicação do Convento da Penha