Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Inspirados pela missão franciscana, jovens levam fé e esperança às famílias de Sorocaba

06/04/2026

Notícias

No último dia 28 de março, cerca de 25 jovens missionários protagonizaram uma intensa jornada de evangelização em diversas casas da cidade de Sorocaba. O evento foi organizado pelas paróquias Santo Antônio e Bom Jesus dos Aflitos, juntamente com seus grupos de jovens: Saluz e Geração Yeshua (da Par. Santo Antônio e Com. Santa Mônica) e Peregrinos (da Par. Bom Jesus dos Aflitos). Inspirados pelo tema “Fé, Esperança e Caridade: o coração da Missão Franciscana”, os participantes levaram não apenas palavras, mas sobretudo a presença fraterna e o amor cristão às famílias visitadas.

O encontro teve início às 13h15, na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, com um momento de oração, animação musical e a bênção de envio concedida pelo Frei Benedito, OFM, pároco da comunidade. Fortalecidos pelo impulso do Espírito Santo e do exemplo de São Francisco de Assis, os jovens foram enviados em missão, assumindo o compromisso de serem sinais vivos do Evangelho e da paz de Jesus.

Durante a tarde, organizados em grupos de três a quatro jovens, e com o auxílio de missionários que ofereceram transporte até locais mais distantes, os participantes visitaram diversas residências. Em cada casa, foram acolhidos com simplicidade e abertura, promovendo momentos de diálogo, escuta, partilha, oração e bênção.

Ao término das visitas, os missionários reuniram-se na Capela do Centro Pastoral da Paróquia Santo Antônio para um momento de partilha das experiências vividas ao longo do dia. O encontro foi conduzido pelo pároco, Frei José Raimundo, OFM, que também presidiu uma oração e concedeu a bênção aos presentes, em mais um momento de gratidão e comunhão. 

A programação foi concluída com a celebração da Santa Missa às 19h, na Paróquia Santo Antônio, em sintonia com a liturgia do Domingo de Ramos. A celebração contou com a participação dos jovens missionários, das equipes de apoio e da comunidade paroquial, expressando a unidade da Igreja reunida em torno de Cristo. Após a Missa, todos participaram de uma fraterna confraternização preparada com amor pela equipe do lanche, coroando o dia com alegria.

O Dia de Missão foi, assim, um testemunho concreto de que a fé se torna viva quando anunciada, a esperança nos anima a seguir, e a caridade impulsiona amar a todos, ou seja, o coração da missão franciscana: sermos discípulos de Cristo.


Jovens do Saluz – Paróquia Santo Antônio