Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Como animar a vocação e missão do Frade Menor?

26/11/2013

Notícias

Frei Estêvão Ottenbreit

Varsóvia (Polônia) – “Vinho Novo em odres novos” foi o lema evangélico escolhido para o Conselho Plenário da Ordem 2013. E o “Instrumentum laboris” interpretou este lema neste sentido: “Os novos tempos e as novas situações da Igreja, da Ordem e da sociedade exigem uma nova mentalidade e leitura do que significa ser um Irmão Menor. E por isso exigem também  novas respostas e novas mediações. Deve-se superar uma visão local-provinciana e buscar uma comunhão aberta e universal. E isto exige, logicamente, uma nova leitura e compreensão de animação dos irmãos menores, uma nova maneira de governar, uma mudança da forma de agir e organizar”.

Em outras palavras: o CPO está tentando encontrar estruturas – em todos os níveis – que possam eficazmente animar a vocação e missão do Frade Menor.

O dia de hoje, 26 de novembro, dedicou-se quase que exclusivamente a este trabalho, em grupo e em plenário. O importante, porém, é dar-se conta que RENOVAR não significa INVENTAR e sim CONVERSÃO.

Como faço parte da redação do documento final, já posso adiantar que constará de duas partes: um texto inspiracional e motivador e uma segunda parte com proposições concretas para o Capítulo Geral de 2015.

No fim da tarde ainda foi apresentada uma síntese do processo do “Moratorium”. Pena que além do nosso Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, só duas outras entidades brasileiras enviaram um relatório.