FAE Centro Universitário realiza celebração ecumênica em homenagem aos formandos
06/03/2026

Em sintonia com o carisma franciscano que valoriza o acolhimento e o respeito à diversidade, a Pastoral Universitária da FAE, em parceria com o Núcleo de Extensão, promoveu na última terça-feira (3) uma emocionante celebração ecumênica em homenagem aos formandos. O evento marcou a conclusão da trajetória acadêmica dos estudantes com uma mensagem de esperança, gratidão e diálogo inter-religioso.
Conduzida por Frei João Manes, a cerimônia reuniu líderes de diferentes tradições religiosas, como o Missionário Henrich Franklin Scheroki e o Pai de Santo Antonio Caetano de Paula Junior, em um gesto simbólico de unidade e respeito. A presença de representantes de diversas expressões de fé evidenciou o compromisso da instituição com a construção de pontes e o reconhecimento da dignidade em todas as manifestações religiosas autênticas.
O encontro proporcionou um momento de reflexão e bênçãos voltadas ao futuro profissional dos formandos, reforçando a importância da espiritualidade como apoio na transição para o mercado de trabalho. Familiares, amigos e membros da comunidade acadêmica marcaram presença, contribuindo para uma atmosfera de emoção, acolhimento e inspiração.
A celebração reafirmou que a inclusão e o diálogo inter-religioso não são apenas valores institucionais, mas partes essenciais da identidade que orienta a FAE na formação de cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a construção de um mundo mais fraterno e humano.

Diálogo entre crenças se torna cada vez mais necessário
Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania mostram que a intolerância religiosa continua sendo uma realidade preocupante no país. O canal de denúncias Disque 100 registrou 2.774 denúncias relacionadas ao tema entre janeiro de 2025 e janeiro de 2026. O número mantém a tendência observada em anos anteriores: em 2024, foram contabilizadas 2.472 violações motivadas por intolerância religiosa.
Nesse contexto, a comunidade franciscana tem buscado promover cada vez mais espaços de encontro e cooperação entre diferentes tradições religiosas. Em diversas iniciativas recentes, o diálogo inter-religioso foi destacado como caminho para a construção da paz e da convivência respeitosa. Entre elas, está a divulgação da mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2026 do Papa Leão XIV, que ressalta o diálogo como elemento fundamental para a harmonia entre os povos e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
A temática também esteve presente em atividades em mesas-redondas promovidas no ano passado e o encontro com líderes religiosos realizado no Instituto Teológico Franciscano (ITF). Mais recentemente, esse espírito também foi reafirmado na mensagem divulgada pela Ordem dos Frades Menores para a Quaresma e o Ramadã, inspirada em São Francisco de Assis e marcada por votos de paz e fraternidade para as comunidades cristãs e muçulmanas nos respectivos períodos.
Ronaldo Faustino e Guilherme Coutinho





