Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Pedro Apóstolo celebra com fervor, fé e devoção seu Padroeiro

29/06/2023

Notícias

Desde o início do mês aconteceram os festejos e também a Novena em honra ao santo que culminou na grande celebração da Solenidade no dia de São Pedro Apóstolo, 29 de junho.

Em cada dia da novena, um traço da vida de São Pedro foi destacado por 9 pregadores que piedosamente celebraram. Começando com o pároco Frei Evandro Balestrin, e, depois, Frei Alisson Zanetti, Frei Délcio Lorenzetti, Frei Gilson Kammer, Frei Gabriel Alves, Frei Alan Maia, Frei Junior Mendes, Frei Olivo Marafon e, o último pregador, Frei Alex Ciarnoski, junto com eles as pastorais, movimentos e comunidades se fizeram presentes e prestaram sua homenagem ao padroeiro.

No dia de São Pedro, uma programação especial foi preparada para essa solenidade do Padroeiro da Paróquia e do município de Pato Branco. Iniciando com a carreata pelas ruas da cidade levando a imagem do Santo e de cada Padroeiro das comunidades da Paróquia, foi seguida pela celebração da missa presidida por Dom Edgar Xavier Ertl, bispo da diocese de Palmas e Francisco Beltrão e, finalizada com os festejos com comes, bebes e diversão que reuniram milhares de pessoas e voluntários.

Durante a celebração, Dom Edgar destacou dois aspectos da vida de São Pedro: o lado apostólico e  seu nome. “Podemos dar muitos adjetivos a Pedro que são fundamentais para nossa Igreja. Primeiro, ele é um apóstolo, foi chamado e enviado. Segundo, rocha, a figura de Pedro leva às origens do Cristianismo, ele encontra Jesus de Nazaré, é chamado e decide seguir ele todas as etapas de sua vida”.

“Pedro foi perseguido e desejado a morte, morreu por causa de Cristo, entregou-se, isto é, fidelidade e perseverança. Então, devemos também o nosso compromisso com Jesus Cristo, dizendo ‘Senhor não me permita que a minha vida cristã seja uma vida medíocre, minúscula, sem sabor, sem sentido, não me permita que eu fique nas águas rasas, na superficialidade; Senhor em atenção às tuas palavras eu me lançarei para buscar outros peixes na profundidade, coexistência do teu Evangelho, na Igreja do teu sacramentos. Irmãos e irmãs, que a nossa fé seja firme, convicta assim como fora a fé de Pedro”, concluiu Dom Edgar.

Ao final da celebração foi feito um agradecimento especial aos inúmeros voluntários que doaram sua vida e o seu tempo de festejos. Frei Evandro ainda ressaltou a dinâmica da rede que está em sintonia com o tema da Festa: “Pela tua Palavra lançarei as redes. Cada pastoral, movimento e comunidade foi representada por um peixe colocado na rede. Agradeço aos voluntários, coordenadores e a todos os que se dedicaram a essa festa.

Dom Edgar, concluindo, antes da bênção, reforçou a necessidade de rezar e lançar as redes por novas vocações, na busca de uma fé autêntica, inspirada por São Pedro e pelos apóstolos.


Por: Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso