Oração do Papa Leão XIII a São Francisco
13/01/2026

No marco das celebrações do VIII Centenário do Trânsito de São Francisco, partilhamos com toda a comunidade a oração especial que o Papa Leão XIV dirigiu aos Ministros Gerais da Conferência da Família Franciscana.
A prece, considerada “um presente” do Pontífice para que o exemplo do Pobrezinho continue a “infundir em todos nós perfeita alegria e harmonia”, nos convida a olhar para Francisco não apenas como uma figura do passado, mas como um intercessor atual para um mundo sedento de reconciliação.
A oração destaca a coragem de Francisco em “cruzar as linhas da guerra” e sua capacidade de transformar a própria morte em um encontro de paz. Em tempos marcados por muros e divisões, estas palavras tornam-se um roteiro para todos que desejam ser “testemunhas desarmadas” do Evangelho.
Clique aqui para ler a oração na íntegra
Relembre a abertura das celebrações em Assis
A mensagem dos Ministros Gerais aprofunda o espírito vivido no último sábado (10), quando a Família Franciscana abriu oficialmente, na Basílica de Santa Maria dos Anjos (Porziuncola), as celebrações pelo 800º aniversário da morte de São Francisco.
O evento foi marcado por uma “ponte espiritual” entre o Centenário do Cântico das Criaturas (2025) e o do Transitus (2026). Durante a cerimônia, os seis ramos da Família Franciscana percorreram estações temáticas baseadas no Testamento de Francisco, refletindo sobre misericórdia, oração, fraternidade, trabalho, paz e bênção.
Um dos marcos centrais da abertura foi o anúncio do Ano Jubilar Franciscano especial, instituído pelo Papa Leão XIV. De 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, todos os fiéis são convidados a seguir o exemplo do Santo de Assis como testemunhas da paz, com a concessão de indulgência plenária aos que visitarem igrejas franciscanas ou locais de culto dedicados ao Pobrezinho ao redor do mundo.
Clique aqui para ler a cobertura completa da cerimônia de abertura do Ano Jubilar


