Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Provincial parabeniza D. Paulo pelos 94 anos de vida

14/09/2015

Notícias

dompaulo_alto

O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, parabenizou nesta segunda-feira, 14 de setembro, o seu confrade, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, pelo aniversário de 94 anos.

“Nos alegramos e saudamos Dom Paulo pelo dom da vida, principalmente neste dia em que estou de partida para a Missão de Angola. Que o seu testemunho de vida profética no Brasil seja também nosso testemunho profético missionário em Angola”, desejou o Ministro Provincial, que vai celebrar solenetemente o Jubileu de 25 anos da Missão de Angola no dia 27 de setembro.

dom-paulo-94-anos-500x300Dom Paulo participou da celebração Eucarística na manhã deste domingo, 13, na Catedral da Sé, e agradeceu o dom de sua vida.

A missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, contou com a presença de três dos bispos auxiliares que colaboram com dom Paulo no tempo em que ele esteve à frente da Arquidiocese – Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), Dom Antônio Gaspar, bispo emérito de Barretos (SP), Dom Fernando Penteado, bispo emérito de Jacarezinho (PR), além de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP) ordenado sacerdote pelo Cardeal Arns.

“No aniversário de 94 anos, gostaria de resumir a minha vida em poucas palavras, porque eu vivo para vocês e vocês vivem comigo para Deus”, disse Dom Paulo, em sua mensagem de agradecimento feita no início da celebração.

O Cardeal Arns afirmou, ainda, que seus 94 anos foram “dados com amor, com alegria e com uma grande aceitação”. “Me obrigo a pedir perdão por tanta coisa que podia ter sido feita e não aconteceu porque a graça nos deu o tanto que deu, mas nós falhamos no tanto que recebemos. Vamos, então, agradecermos uns aos outros, de modo especial, todos os que estão presentes, para lembrar os 94 anos de vida que foram oferecidos por todo povo de São Paulo e por toda a nossa terra do Brasil.

Ouça a íntegra da mensagem no site da Arquidiocese de São Paulo

O CARDEAL FRANCISCANO

Nascido em Forquilhinha, em Santa Catarina, no ano de 1921, Dom Paulo vestiu o hábito franciscano quando ingressou no Noviciado desta Província no dia 9 de dezembro de 1939. Professou solenemente na Ordem no dia 10 de dezembro de 1943 e foi ordenado presbítero em 1945. Após cursar letras na Universidade Sorbonne, na França, uma das mais renomadas da Europa, retornou ao Brasil e passou a lecionar no Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ), como professor de Patrística, onde ficou durante dez anos. Foi consagrado bispo em 1966. Entre 1970 e 1998 foi arcebispo de São Paulo. A partir da década de 1970 ganhou projeção como defensor dos trabalhadores e, mais tarde, com a redemocratização do país. Logo se colocou como autoridade moral contra a violação de direitos humanos, com prisões arbitrárias e tortura, e deu respaldo para que grupos de resistência pudessem existir. Na periferia, D. Paulo incentivou a formação e o fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).